Órgãos legislativos são mal avaliados pela população quanto à transparência

De acordo com os dados, 28% dos entrevistados afirmam que não há nenhuma transparência nas ações realizadas pela Câmara Municipal, e 27% fazem a mesma avaliação em relação à Assembleia Legislativa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Com base na 6ª Pesquisa de Avaliação da Gestão Municipal, realizada pelo Instituto Rio21 em parceria com o jornal DIÁRIO DO RIO, os órgãos legislativos Câmara Municipal da cidade do Rio de Janeiro e a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro são avaliados com notas baixas em relação à transparência.

De acordo com os dados, 28% dos entrevistados afirmam que não há nenhuma transparência nas ações realizadas pela Câmara Municipal, e 27% fazem a mesma avaliação em relação à Assembleia Legislativa.

image 6 Órgãos legislativos são mal avaliados pela população quanto à transparência
image 7 Órgãos legislativos são mal avaliados pela população quanto à transparência

Ao se analisar os dados por sexo e zona da cidade, nota-se que as médias de avaliação da transparência são sempre baixas, ficando abaixo de 4. Além disso, homens avaliam um pouco melhor a transparência da Câmara Municipal, enquanto mulheres fazem uma avaliação contrária. A diferença é bem pequena:

image 17 Órgãos legislativos são mal avaliados pela população quanto à transparência

Por zona da cidade, os moradores do Centro e da Zona Sul avaliam um pouco melhor a transparência da Câmara Municipal do que os moradores de outras áreas da cidade.

Advertisement
image 9 Órgãos legislativos são mal avaliados pela população quanto à transparência

É importante ressaltar que, as médias de avaliação dos órgãos legislativos são bastante baixas. Isso reforça a necessidade de aprimorar os mecanismos de transparência e de prestação de contas dessas instituições, a fim de aumentar a confiança da população na gestão pública como um todo.

Ainda assim, uma questão que se coloca é que, na prática, o Rio de Janeiro tem um dos maiores índices de transparência pública. A própria Câmara Municipal, por exemplo, foi premiada no final de 2022 pela transparência. O Radar Nacional de Transparência Pública, divulgado pela Associação dos Tribunais de Contas (Atricon), indicou que a CMRJ cumpriu 95% dos critérios adotados para medir a transparência. Ainda assim, a percepção da população é ruim.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Órgãos legislativos são mal avaliados pela população quanto à transparência
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. O motivo da falta de transparência é fácil de saber…Se com essa falta, já ficamos revoltados com as “poucas” mordomias e os salários absurdos que conhecemos, imagina a revolta que vai dar nos contribuintes se soubermos de todas…aí que invadirão as casas de tolerância e botarão a corja para correr…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui