A orla da Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, passou por obras nos últimos oito meses e está sendo devolvida à população reformada. A Prefeitura recuperou o asfalto e a paisagem urbanística do calçadão das praias das Pitangueiras, da Bandeira, da Guanabara e do Cocotá. Os serviços foram feitos pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e custaram cerca de R$ 1,9 milhão.
O antigo píer da Praia das Pitangueiras foi demolido e substituído por um novo. O local ganhou uma nova rampa de acesso ao mar, e a área do passeio está recuperada. As três rampas e as quatro escadas que levam à faixa de areia da praia da Bandeira foram reconstruídas. Além disso, um trecho do calçadão que vinha sofrendo com afundamento e perda de material e uma parte do pavimento da pista da orla também passaram por reforma.
“Finalizamos uma obra que era de extrema importância para os insulanos, que vinham cobrando a Prefeitura. Recuperamos a orla de quatro praias e reconstruímos o Pier das Pitangueiras. Estamos atuando em outras regiões levando infraestrutura para os cariocas”, explica Jessick Trairi, secretária de Infraestrutura.
No Cocotá, as equipes recuperaram o passeio público, a rampa de acesso ao mar e a estrutura de contenção da praia. Na orla da Guanabara foi feita contenção de apoio da calçada e do quiosque, e a rampa também recebeu cuidados.
Por meio da Rioluz, toda a orla da Ilha do Governador foi contemplada pelo Programa Luz Maravilha, uma iniciativa da Prefeitura do Rio em consórcio com a empresa Smartluz. São 284 novos pontos de iluminação pública em LED. A medida aumenta a sensação de segurança para a população, que pode desfrutar das quatro praias, inclusive à noite, para o lazer e atividades físicas.