Orla da Lagoa ganha primeiro, dos sete novos deques, que serão reformados no bairro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Hudson Pontes / Prefeitura do Rio

Nesta sexta-feira (05/06), data em que se comemora o Dia Mundial do Ambiente, o primeiro deque totalmente reformado no espelho d’água da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio foi inaugurado pela prefeitura. Nas próximas semanas, outros seis no entorno serão entregues. A vegetação que fica no entorno também foi recuperada.

A nova plataforma flutuante inaugurada fica localizada na Avenida Borges de Medeiros, em frente ao clube Monte Líbano. Ela foi totalmente refeita, e a obra incluiu a recuperação da estrutura metálica. A recomposição do piso foi realizada com madeira nova, imunizada e impermeabilizada.

deque drone 1536x864 1 Orla da Lagoa ganha primeiro, dos sete novos deques, que serão reformados no bairro
Deque reformado na Lagoa, na altura do Clube Monte Líbano. Foto: Hudson Pontes / Prefeitura do Rio

A iniciativa da Prefeitura faz parte de um plano de recuperação ambiental da orla da Lagoa que, além da reforma dos deques flutuantes, fará a recuperação da cobertura florestal de restinga no entorno das plataformas. Haverá novos canteiros, onde serão plantadas mudas de pequenas árvores, cactos, bromélias e vegetação rasteira. O objetivo é atrair a fauna de volta ao espaço, criando uma conexão com a floresta ao redor.

A reforma foi feita pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com recursos de cumprimentos de medidas compensatórias de empresas que cometeram danos ambientais.

Advertisement

Temos feito diversas intervenções pela cidade, o deque é só mais um exemplo dessas ações. E tudo com medidas compensatórias e parcerias com a iniciativa privada, sem custo para o Município“, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Bernardo Egas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Orla da Lagoa ganha primeiro, dos sete novos deques, que serão reformados no bairro
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Muito bom! O Rio é uma cidade que demanda mirantes de observação de paisagens. A ideia do reflorestamento também é bem legal. Já quero conhecer!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui