Orla de Charitas pode ganhar uma cara nova

O local foi escolhido pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil. A proposta será colocada em discussão por meio de uma consulta da Prefeitura de Niterói

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Jornal Niterói sempre a frente

A orla de Charitas, em Niterói, pode ganhar uma cara nova. O projeto foi escolhido pelo concurso nacional do Instituto dos Arquitetos (IAB), divulgado nesta segunda-feira (28/06). O ideal de revitalização foi pensado por Luiz Eduardo Índio da Costa e sua equipe. Entre as novidades está um deck flutuante em frente à Igreja de São Francisco, ciclovia em toda a extensão, área de lazer próxima ao Preventório, novos quiosques e um píer público ao lado do Clube Naval.

Antes de ser implementada, a proposta será colocada em discussão por meio de uma consulta da Prefeitura de Niterói. Na live do IAB, muitos comentários foram feitos em relação ao despejo de esgoto no mar e sobre a drenagem da Avenida Sylvio Picanço com objetivo de impedir os alagamentos na via em dias de chuva.

O ideal de revitalização da orla de Charitas foi selecionado dentre 19 propostas enviadas ao IAB. A de Índio da Costa ficou em primeiro lugar.

De acordo com a proposta, a garagem subterrânea deve ficar maior e passar a ter uma ventilação mecânica. O projeto também muda as baias de estacionamento do calçadão para o canteiro central, de forma parcial.

Além disso, quiosques redesenhados serão implementados por toda a orla, permanecendo com os já existentes, chegando a um total de 25 unidades. Eles serão em formato de círculo e abertos, mas poderão ser totalmente fechados à noite e passarão a ter banheiros, amplas cozinhas e áreas com cobertura.

O arquiteto explica que a Praça do Rádio Amador foi revitalizada em um círculo, com presença de um deck flutuante, para passeios e pescaria. A ideia é de que no local tenha uma arquibancada para apreciar o espaço como “o grande mirante (que é) sobre a Baía de Guanabara”.

O traçado viário da Avenida Sylvio Picanço fica totalmente modificado, entre o meio-fio do calçadão e os prédios. Índio da Costa explica que “além das faixas viárias já existentes, duas novas pistas incorporadas ao canteiro central, dedicadas à implantação do futuro VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) ou dos ônibus do BHLS. O remanejamento das áreas de estacionamento, possibilitou encurtar a alça de retorno próxima à estação das barcas, permitindo ampliar o trecho da orla e consequentemente, a instalação de um novo parque entre o Preventório e a praia”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Orla de Charitas pode ganhar uma cara nova
lapa dos mercadores 2024 Orla de Charitas pode ganhar uma cara nova
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui