Orozimbo: A Necessidade da Renovação

Paulinho Orozimbo fala de política, renovação e pergunta, se nosso tecido social está se renovando, quem será capaz de impedir?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto de craveiro_ pics

Recordo-me quando Steve Jobs, em seu último discurso público, já debilitado devido a um câncer na cabeça do pâncreas, palestrou para uma legião de alunos de uma universidade americana no sul da Califórnia, e disse: “A vida necessariamente limpa o velho, para dar espaço ao novo, esse é o ciclo natural das coisas que não consigo fugir…”. Talvez Jobs tivesse ali, diante de tanta juventude e energia, alcançado o auge da sabedoria humana, e se inclinou de vez a lógica perfeita dos ciclos.

Claro que ele carregava consigo também a tristeza do “The End”, como um leão que cava sua própria cova, mas não esconde a angústia da partida. Na verdade, somos fruto desse mundo animal e parte dessa natureza, não há como lutar contra esse poder sobrenatural, que em tudo se permeia, e a tudo sobre-existe. Mas, se pensarmos na política, este grande organismo vivo da nossa sociedade, feito por animais políticos, dividida entre células, nervos e emoção, por que ela se renova tão pouco? Qual o átomo tão defeituoso que não se anima na frequência exata, burlando assim a própria lógica da natureza humana?

Se pensarmos que o homem foi criado por Deus, e a política por humanos, talvez teríamos encontrado a resposta entre a santidade e o pecador. Mas, minha reflexão não está entre Adão e Eva e o Big Bang, efeitos sem explicação da renovação, mas na lógica central que gera a causa da transformação. Por mais manipulável que seja, ela acontece! E quando esse átomo resolve se animar, não há beato que possa impedir. É como a flor no deserto, que simplesmente decide nascer sem que ninguém veja suas causas e condições.

Mais do que um sintoma místico, a natureza já nos provou que mudar é um ato de necessidade! Por mais que o cérebro comande o corpo, ele não impede as ações por dentro deste esqueleto composto por trilhões de células. E por mais que a política no Brasil seja comandada por uma elite de semideuses, eles não poderão mais uma vez impedir o efeito da renovação provocado pela maioria engendrada nesse organismo vivo! A necessidade da renovação é intracelular, unilateral e sincronizada. Nosso tecido social está se renovando. Quem será capaz de impedir?

Advertisement

Este é um artigo de Opinião e não reflete, necessariamente, a opinião do DIÁRIO DO RIO.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Orozimbo: A Necessidade da Renovação
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Belo discurso Paulinho, Parabéns nossa Cidade precisa da força da Juventude para nós representar, e sei que Vc vai fazer isto muito bem, que Deus abençoe sua trajetória está jornada Vc vai comandar muito bem!

  2. Paulinho Orozimbo admiro muito ele por ser Jovem, e já com essa garra e coragem da política ?? Paulinho ele sempre pensa no beem, sempre pensa em ajudar aos que precisam ?? Paulinho Orozimbo com essa força sempre avante

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui