Orquestra Afro-Brasileira completa 80 anos com apresentação no Teatro Ipanema

No espetáculo, a plateia poderá ouvir músicas em português e língua de matriz africana, além de trabalhos que fundem ritmos ancestrais africanos à música erudita

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Orquestra Afro-Brasileira completa 80 anos com apresentação gratuita, no Teatro Ipanema / Divulgação

Criada pelo maestro Abigail Moura, em 1942, a lendária Orquestra Afro-Brasileira completa 80 anos de fundação, em 2022. Em comemoração, fará um show gratuito no Teatro Ipanema, em 14/06, às 19h, quando o público poderá ouvir uma música absolutamente particular, que funde ritmos ancestrais africanos à música erudita, dando protagonismo à percussão. No repertório, a plateia poderá ouvir músicas em português e em língua de matriz africana.

As portas do Ipanema serão abertas ao público, às 18h, e o evento está sujeito à lotação. Os músicos da Orquestra Afro-Brasileira farão um bate-papo de 30 minutos com o público, após o espetáculo.  O projeto foi contemplado no Edital de fomento à Cultura Carioca (FOCA), da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

Durante o evento, também serão celebrados os 80 anos do músico Carlos Negreiros, último integrante vivo da formação original da Orquestra, que assina a direção artística do projeto. A apresentação, que contará com composições do maestro Abigail Moura e de Carlos Negreiros, será um passeio por ritmos e estilos afro-brasileiros, que vão desde a Hamunha, Aluja e Agabi, passando pelo Maracatu, Arrebate e Cabula, e indo até o Ijexá, Moçambique, Congo e Opanijé.

A Orquestra Afro-Brasileira ficou 40 anos sem fazer apresentações, retornando somente, em 2017, para lançar o CD “Orquestra Afro-Brasileira 75 Anos”. O trabalho surpreendeu o cenário artístico nacional, através do resgate da primeira experiência de erudição da música negra no Brasil.

Advertisement

Em 2021, a Orquestra gravou um show para ser exibido no Canal Cultne (YouTube), que é o maior acervo digital da cultura negra da América Latina, que pode ser usado livremente, desde que citada a fonte.

A Orquestra Afro-Brasileira teve o seu primeiro vinil, Obaluayê (1957), relançado pela Day Dreamer Records em comemoração aos seus 80 anos de existência. Mas a Orquestra também está dialogando com o presente e, por isso, lançará nas plataformas de streaming de música, mixagens feitas em parceria com artistas como, Criolo, Marcelo D2, Rael, Emicida, Tropikillaz, entre outros.

SERVIÇO

Show Orquestra Afro-Brasileira 80 anos

Dia: 19 de junho de 2022 (terça-feira)

Horário: 19 horas 

Local: Teatro Ipanema

Endereço: Rua Prudente de Morais, 824 – Ipanema

Tel.: (21) 2267-3750

Capacidade: 222 lugares

Entrada Franca 

Evento sujeito à lotação e sem lugares marcados

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Orquestra Afro-Brasileira completa 80 anos com apresentação no Teatro Ipanema
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Orquestra Afro-Brasileira completa 80 anos com apresentação no Teatro Ipanema
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui