A Orquestra do Forte de Copacabana, composta por 28 jovens músicos do Rio de Janeiro, a maioria provenientes de áreas periféricas, realizará um concerto gratuito no dia 28 de setembro, às 18h, em celebração aos 110 anos do Forte de Copacabana. O evento promete ser um marco cultural na cidade, com um repertório que mistura grandes sucessos da Música Popular Brasileira (MPB) e algumas canções chinesas, resultado da recente turnê internacional do grupo. Sob a regência de Luiz Potter e com direção artística de Márcia Melchior, o concerto é aberto ao público e promete emocionar os presentes.
Entre as músicas que serão executadas, destacam-se composições de ícones da MPB como Gilberto Gil, Belchior e Milton Nascimento, além de peças que homenageiam a cultura chinesa, uma novidade trazida pela orquestra após a bem-sucedida turnê pela China. A orquestra se apresentou em locais importantes como a Beijing University e a Beijing Technology and Business University, em comemoração aos 50 anos de amizade diplomática entre Brasil e China.
A turnê pela China, que também fez parte do “Festival 50 Anos Brasil e China”, realizado em agosto no Forte de Copacabana pela CNOOC PETROLEUM BRASIL, incluiu momentos de grande prestígio, como a presença do vice-presidente chinês Han Zheng em uma das apresentações. Segundo Márcia Melchior, diretora artística da orquestra, essa experiência internacional torna a celebração dos 110 anos do Forte ainda mais especial.
“O concerto será uma emocionante celebração aos 110 anos de nossa casa, o Forte de Copacabana. E a comemoração vai ter um gostinho ainda mais especial, pois nossos jovens e talentosos instrumentistas acabaram de chegar da China! Foi uma honra vivenciar a rica cultura local e receber os aplausos até mesmo do vice-presidente do país, Han Zheng. Uma experiência inesquecível, temos muitos motivos para celebrar”, afirma Márcia Melchior.