Orquestra formada por crianças e jovens de projeto social se apresenta na Zona Norte do Rio

O concerto terá no repertório trilhas sonoras de filmes populares, como Harry Potter, Os Vingadores, Missão Impossível e A Bela e a Fera

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A Orquestra Jovem da Guanabara irá se apresentar, gratuitamente, no dia 29 de outubro, às 18h, no Imperator – Centro Cultural João Nogueira, no Méier, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O grupo, formado por 40 jovens entre 7 e 17 anos, é uma extensão da Escola de Música e Cidadania, projeto social da Agência do Bem com patrocínio da Petrobras, que tem como objetivo promover a inclusão social de crianças de baixa renda por meio do ensino musical combinado com atividades interdisciplinares sobre direitos humanos.

Com o tema “Cinema e Direitos Humanos em Todos os Cantos”, o concerto terá no repertório trilhas sonoras de filmes populares, como Harry Potter, Os Vingadores, Missão Impossível e A Bela e a Fera. “Esta apresentação tem um valor muito especial, pois os integrantes tiveram a oportunidade de escolher as músicas. Assim, eles e seus responsáveis poderão tocar e assistir, respectivamente, a um repertório que normalmente é apreciado apenas em concertos de orquestras profissionais“, afirma o maestro da Jovem da Guanabara, Henrique Machado.

Para integrar a Orquestra Jovem da Guanabara, os alunos passam por um processo de audição e são selecionados de acordo com as habilidades nos instrumentos violino, viola, violoncelo, trompete, trompa, trombone e tuba. Os ensaios do grupo acontecem duas vezes na semana, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, no Centro, e os músicos mirins, além de receberem todo o suporte para se desenvolver profissionalmente, também ganham bolsa-auxílio e figurinos de gala para as apresentações.

Desde 2022, a Escola de Música e Cidadania conta com patrocínio da Petrobras e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, como resultado da aprovação do projeto na seleção pública do Programa Socioambiental. Com o patrocínio, foram abertos oito novos polos em municípios do entorno da Baía de Guanabara, beneficiando a população de baixa renda de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Magé, Guapimirim, Itaboraí, São Gonçalo e Niterói. Atualmente, a iniciativa conta com 28 polos localizados em seis estados brasileiros e em Braga, Portugal.

Advertisement
  • Serviço
  • Concerto da Orquestra Jovem da Guanabara
  • Datas: 15 e 29 de outubro
  • Local: Imperator – Centro Cultural João Nogueira (Rua Dias da Cruz, 170 – Méier)
  • Horário: 18h
  • Entrada gratuita

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Orquestra formada por crianças e jovens de projeto social se apresenta na Zona Norte do Rio
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Orquestra formada por crianças e jovens de projeto social se apresenta na Zona Norte do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui