Orquestra formada por projeto social se apresenta no Teatro dos Grandes Atores

Com entrada gratuita, apresentações acontecem nos dias 20 e 27 de agosto, às 11h. Os jovens músicos farão uma homenagem à cantora Rita Lee

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Divulgação

Formada por 41 alunos do projeto Escola de Música e Cidadania, uma iniciativa da Agência do Bem, a Orquestra e Coro Nova Sinfonia (OCNS) fará duas apresentações gratuitas no Teatro dos Grandes Atores, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, dias 20 e 27, às 11h. A projeto, que tem como finalidade a inclusão de crianças e jovens por meio da música, atua em 28 polos de ensino em seis estados brasileiros, e na cidade de Braga, em Portugal. Cada jovem da orquestra recebe ainda um apoio financeiro mensal pela participação na OCNS.

A cantora e compositora, Rita Lee, será a homenageada pelos jovens, que interpretarão músicas consagradas na voz da rainha do rock brasileiro. Entre as canções de destaque estão “Saúde”, “Chega Mais”, “Luz del Fuego” e “Agora só falta você”.

A participação dos jovens e das crianças na orquestra visa também o futuro. Representa um exercício de aprimoramento das habilidades aprendidas, para que os jovens artistas estejam aptos a se tornarem músicos profissionais, como destaca o maestro da OCNS, Vitor Damiani.

 “Certamente, a minha maior satisfação como regente é poder ser colega de trabalho de pessoas que se desenvolveram a partir do projeto, se profissionalizaram e, hoje, vivem da música”, afirmou Damiani.

Advertisement

Maria Luisa Pereira, aluna do coral da OCNS, celebra a sua participação no projeto e revela que, apesar do medo de não dar conta, está feliz por todo o aprendizado conquistado na Nova Sinfonia.

“Quando eu soube que tinha passado na prova, fiquei muito feliz. Fazer parte da orquestra é uma mistura de emoções, como alegria e medo de não conseguir dar conta, mas com a ajuda dos maestros e dos integrantes, sei que posso aprender cada vez mais. Tive ótimas experiências na Nova Sinfonia, pude aprender a cantar em outro idioma, lidar com o público, conhecer lugares novos e, claro, praticar música”, disse Maria Luiza.

Para ingressar na Orquestra e Coro Nova Sinfonia, os alunos da Escola de Música e Cidadania são selecionados em um processo de audição, que acontece anualmente. Os aprovados fazem apresentações em grandes palcos e em locais renomados, como o Cristo Redentor, o L’Olympia Hall, em Paris (França), o estádio do Maracanã e o Museu de Arte de São Paulo (MASP).

O Teatro dos Grandes Atores fica Avenida das Américas, nº 3555, na Barra da Tijuca.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Orquestra formada por projeto social se apresenta no Teatro dos Grandes Atores
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Orquestra formada por projeto social se apresenta no Teatro dos Grandes Atores
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui