Orquestra Jovem da Guanabara faz sua 1ª apresentação no Teatro dos Grandes Atores, neste domingo

A orquestra, que tem como objetivo promover a inclusão social por meio da música, é formada por jovens com idades entre 7 e 17 anos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Orquestra Jovem da Guanabara / Divulgação

A Orquestra Jovem da Guanabara vai realizar o seu primeiro concerto no Teatro dos Grandes Atores, na Barra da Tijuca, no próximo domingo (22), às 11h. A orquestra, que tem como objetivo promover a inclusão social por meio da música, é uma extensão das Escolas de Música e Cidadania, projeto elaborado pela Agência do Bem, que conta com patrocínio da Petrobras. No dia 29, a Orquestra Jovem da Guanabara também realizará uma segunda apresentação, no mesmo local e horário.

O grupo foi formado em setembro de 2022 e é integrado por 40 jovens com idades entre 7 e 17 anos. “Música e Direitos Humanos em Todos os Cantos” é tema do concerto, que tem em seu repertório músicas, como: “O Trenzinho do Caipira”, “Além do Arco-Íris” e “Rap da Felicidade.”

“Estamos com grandes expectativas para a estreia. A ansiedade está grande para ver a conclusão desse primeiro semestre de atividades e mostrar o quão incrível é o poder de transformação da música no contexto social desses jovens que, em sua grande maioria, nunca tiveram a experiência orquestral antes”, afirmou Henrique Machado, maestro da orquestra.

Os alunos que participam da Orquestra Jovem da Guanabara foram selecionados segundo as suas habilidades nos instrumentos. Os ensaios do grupo acontecem duas vezes por semana no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, na região central da cidade. Os músicos mirins recebem ainda bolsa-auxílio e figurinos de gala para as apresentações.

Advertisement

Leia também

Progressistas dividido entre Bolsonarismo, Eduardo Paes e Marcelo Queiroz – Bastidores do Rio

Custas judiciais aumentaram 45% no estado do Rio de Janeiro nos últimos dois anos

O projeto Escolas de Música e Cidadania conta com patrocínio da Petrobras, desde 2022. Através do apoio, oito novos polos foram abertos em municípios do entorno da Baía de Guanabara, favorecendo a população de baixa renda de Duque de Caxias, Guapimirim, Magé, Nova Iguaçu, Itaboraí, São Gonçalo e Niterói.

O projeto Escolas de Música e Cidadania tem atualmente 27 polos ativos em todo o Brasil.

As informações são do Sopa Cultural.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Orquestra Jovem da Guanabara faz sua 1ª apresentação no Teatro dos Grandes Atores, neste domingo

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui