O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro será palco da série Prata da Casa, da Orquestra Petrobras Sinfônica, nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, sempre às 19h. Os Concertos de Câmara foram divididos em três noites de música, com repertórios diversificados, propostos e interpretados pelos próprios instrumentistas da orquestra em diferentes formações, além de convidados especiais. A entrada é franca.
Abrindo a programação, na quinta-feira (07/12), o Quinteto de Metais da Petrobras Sinfônica — formado por Vinicius Lugon e Nelson Oliveira (trompetes), João Luiz Areias (trombone), Josué Soares (trompa) e Eliézer Rodrigues (tuba) — interpreta um repertório composto exclusivamente por obras de compositores brasileiros.
O concerto de câmara começa com peças do repertório tradicional inspirado nas bandas de música, como “Avante Camaradas”, de Antônio Manoel do Espírito Santo, considerado um dos maiores compositores de dobrados do país; “Abandonado”, de Sebastião Gonçalves, trompetista fundador do Quinteto Brasileiro de Metais, pioneiro do gênero; e o pout-pourri MPB do Maestro Carioca, um dos mais emblemáticos trombonistas do país e importante arranjador da Época de Ouro das orquestras de rádio. O programa conta ainda com as versões de obras de Tom Jobim e Vinicius de Moraes (por Murilo Barquette); Noel Rosa e Vadico, Pixinguinha e Benedito Lacerda, e Radamés Gnattali (por Nelson Oliveira); Heitor Villa-Lobos (por Maestro Duda); Bonfiglio de Oliveira (por Vicente Ribeiro e adaptação por Antônio Augusto); e Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira (por Jessé Sadoc).
No dia seguinte (08/12), os Flautistas da Petrobras Sinfônica in concert — grupo composto por Marcelo Bomfim, Murilo Barquette, Luís Cuevas e Sammy Fuks – apresenta um concerto constituído por dois segmentos. O primeiro é dedicado a composições clássicas, com um noturno de Karl Ditters Von Dittersdorf e uma elegia de Joseph Jongen. No segundo segmento, o contrabaixista Ricardo Cândido e o percussionista Bruno Gafanhoto se unem ao quarteto de flautas para executar obras de compositores nacionais, entre eles Noel Rosa, Ernesto Nazareth, Luiz Gonzaga, Tom Jobim e Vinicius de Moraes, entre outros, com arranjos assinados por Murilo Barquette e Alberto Arantes.
No sábado (11/11), fechando a programação do ano da Série Prata da Casa no CCBB Rio, o Trio En’cantos interpreta obras de Henry Purcell, Johann Sebastian Bach, Franz Schubert, Robert Schumann, Ronaldo Miranda, Claude Debussy, Francis Poulenc e Mark Hayes, um repertório para a formação canto, clarineta e piano, que conta com obras readaptadas e arranjos que abarcam os mais diversos períodos e estilos.
Formado pela soprano Juliana Franco, pelo pianista Flávio Augusto e pelo clarinetista Cristiano Alves, o Trio En’cantos propõe uma experiência única ao reunir, numa proposta camerística, possibilidades plurais e particulares.
A parceria entre o Centro Cultural Banco do Brasil e a Orquestra Petrobras Sinfônica para a realização da Série Prata da Casa começou em agosto deste ano e se estendeu pelos meses de outubro, novembro e dezembro. Ao longo da temporada, 12 grupos em diferentes formações apresentaram o melhor da música de câmara, numa viagem por diferentes repertórios, estilos e influências.
- Serviço
- Concertos de Câmara da Orquestra Petrobras Sinfônica
- Data: de 7 a 9 de dezembro (de quinta a sábado), às 19h
- Local: CCBB Rio – Rua Primeiro de Março, 66, Centro – RJ. Tel. (21) 3808-2020
- Duração: 60 min. Classificação indicativa: Livre. Entrada franca
- Distribuição de ingressos 1 hora antes do início do concerto na bilheteria do CCBB ou pelo site do CCBB