Orquestra Sinfônica Brasileira leva concertos da Série Músicos à Cidade das Artes

Espetáculos acontecem no palco do Teatro de Câmara

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Abrindo a Série Músicos da OSB em 2024, a Orquestra Sinfônica Brasileira sobe ao palco do Teatro de Câmara da Cidade das Artes para interpretar a Serenata nº 10, “Gran Partita”, do notório compositor Wolfgang Amadeus Mozart. No domingo, a récita será no formato Concertos para Juventude – apresentações comentadas com cunho didático.

Desde de sua concepção, a Série Músicos da OSB vem jogando luz sobre as individualidades artísticas dos músicos da orquestra, colocando-os na posição de solistas, grupos de câmara e ensembles camerísticos.

A gênese da Serenata em Si Bemol Maior K. 361 é ainda hoje fonte de debate, mas especula-se que a obra tenha sido escrita entre 1781 e 1784. O título “Gran Partita”, encontrado no manuscrito, não corresponde à caligrafia de Mozart, mas o epíteto acabou se tornando uma forma afetuosa para se referir a esta que é uma das obras mais admiradas do compositor.

Mozart emprega aqui não um octeto, mas 12 instrumentos de sopros, acrescido de um contrabaixo (comumente substituído por um contrafagote, como no caso destes espetáculos). Todos os instrumentos são empregados no máximo de sua potência imaginativa, garantindo uma riqueza de texturas, sonoridades graciosas e poderosos efeitos concertantes. Ao vigor transformativo das melodias se soma o uso contrastante de ideias musicais, assegurando a excelente unidade expressiva da obra.

Advertisement

Serviço:
Série Músicos da OSB
Dia 18 de maio (sábado), às 19h
Dia 19 de maio (domingo), às 11h – Concertos para a Juventude
Local: Cidade das Artes | Teatro de Câmara (Avenida das Américas, nº5.300 – Barra da Tijuca, RJ)
Ingressos à venda na bilheteria da Cidade das Artes e no site Sympla

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Orquestra Sinfônica Brasileira leva concertos da Série Músicos à Cidade das Artes
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Orquestra Sinfônica Brasileira leva concertos da Série Músicos à Cidade das Artes
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui