No próximo sábado, 7 de setembro, o Rio de Janeiro será cenário de um grande espetáculo ao ar livre com a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB). O concerto, que acontece no Aterro do Flamengo a partir das 17h, é gratuito e contará com a participação especial de cerca de 40 jovens músicos do Programa Vale Música, promovido pelo Instituto Cultural Vale.
O evento celebra o intercâmbio cultural entre a OSB e jovens talentos vindos de diferentes partes do Brasil, incluindo Belém (PA), Corumbá (MS) e Serra (ES). O renomado maestro Roberto Tibiriçá estará à frente da apresentação, conduzindo a orquestra por um repertório vibrante que inclui obras clássicas de compositores como Carlos Gomes, Mozart e Rossini.
O programa da noite inclui a “Abertura” da ópera João e Maria de Engelbert Humperdinck, a famosa “Abertura” de O Guarani de Carlos Gomes, popularizada pelo noticiário “A Voz do Brasil”, e outras peças icônicas como a “Abertura” de As Bodas de Fígaro de Mozart e a “Abertura” de La Gazza Ladra de Gioachino Rossini.
Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale, destacou a importância do programa para os jovens músicos: “O Programa Vale Música amplia os horizontes de crianças e jovens, mostrando que a música tem o poder de transformar vidas, inclusive como uma perspectiva de futuro profissional. A parceria com a Orquestra Sinfônica Brasileira enriquece a experiência desses estudantes, proporcionando-lhes uma imersão no universo da música de concerto.“
O Programa Vale Música, mantido pelo Instituto Cultural Vale, oferece aulas de música e instrumentos de forma gratuita para jovens em diferentes estados do Brasil. Ao longo de 2024, os participantes tiveram a oportunidade de receber aulas ministradas por músicos da OSB, participar de workshops, ensaios, e agora, culminam sua experiência com a apresentação ao lado da orquestra em um dos parques mais icônicos do Rio.
Serviço:
- Concerto de Integração OSB – Programa Vale Música
- Data: 7 de setembro (sábado), às 17h
- Local: Parque do Flamengo
- Entrada: Gratuita
Programa:
- Engelbert Humperdinck – Abertura da ópera “João e Maria”
- Carlos Gomes – Abertura da ópera “O Guarani”
- Wolfgang Amadeus Mozart – Abertura da ópera “As Bodas de Fígaro”
- Alberto Nepomuceno – Série Brasileira: Batuque
- Pietro Mascagni – Intermezzo da ópera “Cavalaria Rusticana”
- Georges Bizet – Abertura da ópera “Carmen”
- Gioachino Rossini – Abertura da ópera “La Gazza Ladra”
- Jacques Offenbach – Barcarolle, da ópera “Os Contos de Hoffmann” e Galope, da opereta “Orfeu no Inferno”
- José Maurício Nunes Garcia – Abertura em Ré
- Richard Wagner – Abertura da ópera “Os Mestres Cantores de Nuremberg”