Orquestra Sinfônica Jovem do Rio se apresenta neste sábado na Cidade das Artes

Com composições de Mozart, Dvorák e Samuel Barber, a arquestra que é residente da PUC-Rio, contará com a regência de Laércio Diniz e Cristiano Alves como solista da noite

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto de Daniel Ebendinger

A Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro (OSJRJ), orquestra residente da PUC-Rio, dá continuidade à sua temporada de 2023 com o terceiro concerto do ano no próximo sábado (08/07), às 18h, no Teatro de Câmara da Cidade das Artes Bibi Ferreira. Sob a regência de Laércio Diniz, a orquestra vai apresentar obras de Mozart, Dvorák e Samuel Barber e contará com o clarinetista Cristiano Alves como solista da noite. Os ingressos estão disponíveis a preços populares.

A OSJRJ, formada por 55 jovens, em sua maioria moradores de comunidades do Rio de Janeiro, também é oriunda do projeto Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), que atua com ensino de música clássica a jovens e crianças que vivem em áreas de vulnerabilidade em todo o estado. A apresentação contará com uma formação de 35 instrumentistas, adequada ao teatro.

“Será um prazer para nós, e uma verdadeira oportunidade para os jovens que compõem a Orquestra, tocar ao lado de dois grandes músicos: o maestro Laércio Diniz e o clarinetista Cristiano Alves” afirma Fiorella Solares, Diretora da Ação Social pela Música do Brasil, que completa dizendo que o concerto terá obras clássicas do repertório tradicional.

Repertório trará obras de Mozart, de Dvorák, além de “Adagio para Cordas”, tema conhecido das trilhas cinematográficas

O concerto começará com “Adagio para Cordas, Op. 11” ou “Adagio for Strings” tema mais famoso e mais executado do compositor norte-americano Samuel Barber (1910-1981). A obra foi por diversas vezes tema de filmes, como “Platoon” (1986) e “O Homem Elefante” (1980). E foi composta em 1936, quando Barber fazia uma viagem pela Europa. Seu único tema, suplicante, é executado até atingir o mais sublime clímax.

Em seguida, é a vez do “Concerto para Clarineta em Lá Maior, K.622”, de Mozart (1756-1791). Composta em 1971, em Viena, a obra é o último trabalho puramente instrumental do compositor, que morreu pouco após a sua conclusão. O concerto é notável pela sua interação sensível e delicada entre solista e orquestra.

Por fim, a apresentação terminará com a “Serenata No. 1 para Cordas em Mi Maior”, de Antonín Dvorák (1841-1904), que escreveu a obra em 1874, quando ainda era desconhecido, para um concurso no Instituto Austríaco. A peça é dividida em cinco movimentos, que se alternam entre melodias intensas, crescentes e decrescentes, sendo que o primeiro movimento, o Moderato, dá o tom da obra inteira.

O Programa:

Samuel Barber (1910-1981): Adagio para Cordas, Op. 11

  • Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791): Concerto para Clarineta em Lá Maior, K.622
  • I. Allegro
  • II. Adagio
  • III. Rondo (Allegro)
  • Solista: Cristiano Alves (Clarineta)

Antonín Dvorák (1841-1904) : Serenata No1 para Cordas em Mi Maior, Op. 22

  • I. Moderato
  • II. Tempo di Valse
  • III.Scherzo
  • IV. Larghetto
  • V. Finale

Serviço: Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro na Cidade das Artes

  • Regente: Laércio Diniz
    Solista: Cristiano Alves (clarineta)
    Local: Cidade das Artes – Teatro de Câmara | Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca.
    Data: 8 de julho de 2023 (sábado)
    Horário: 18h
    Duração: 90 minutos
    Valor do Ingresso: R$20 (inteira) e $10 (meia-entrada)
  • Vendas Antecipadas: http://cidadedasartes.rio.rj.gov.br/programacao
  • Capacidade: 435 lugares
  • Classificação: Livre

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Orquestra Sinfônica Jovem do Rio se apresenta neste sábado na Cidade das Artes
lapa dos mercadores 2024 Orquestra Sinfônica Jovem do Rio se apresenta neste sábado na Cidade das Artes

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui