Os 10 prédios mais altos do Rio de Janeiro

Você sabe quais são os 10 edifícios mais altos do Rio de Janeiro? O DIÁRIO DO RIO montou um ranking com a altura e algumas curiosidades

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rio Sul Center (Divulgação/ Shopping Rio Sul)

Comparado a outras capitais brasileiras como Florianópolis, por exemplo, o Rio de Janeiro não tem tanta tradição na construção de grandes edifícios, mas isso não impede a Cidade Maravilhosa de ter seus arranha-céus para chamar de seu. A maioria desses mega prédios empresariais fica localizada na região central da cidade, porém, o mais alto deles, não.

A seguir, o DIÁRIO DO RIO lista os 10 prédios mais altos da capital fluminense, aqueles obras de proporções faraônicas que fazem a nossa cabeça doer quando tentamos contemplar toda magnitude e imponência dessas edificações.

Confira

10. BANCO CENTRAL DO BRASIL (130 metros de altura)

8726398034 415f533c5a k Os 10 prédios mais altos do Rio de Janeiro
Edifício-Sede do Banco Central do Brasil na Av. Presidente Vargas (Foto: Alexandre Macieira | Riotur)

Entre a Central do Brasil e Mercado Popular da Uruguaiana, o Edifício Banco Central do Brasil fica no coração da Avenida Presidente Vargas, que divide o protagonismo de principal via do Centro com a Avenida Rio Branco.

Datado de 1984, o prédio possui um total de 26 andares com lajes a partir de 1200 metros quadrados e 200 vagas de estacionamento.

Advertisement

Endereço: Av. Pres. Vargas, 730

9. EDIFÍCIO BOKEL (130 metros de altura)

04 big 1 Os 10 prédios mais altos do Rio de Janeiro
Edificio Bokel na Avenida Rio Branco (Foto: Reprodução Wikimapia)

Na Avenida Rio Branco, literalmente em frente a Cinelândia, o Edifício Bokel fica localizado próximo a Biblioteca Nacional e ao Centro Cultural da Justiça Federal. A vista do terraço compreende toda a magnitude da Marina da Glória e do Aterro do Flamengo, além, claro, do Centro do Rio.

O mais velhinho da nossa lista, o Bokel foi construído em 1970, e conta com um total de 333 salas distribuídas em 40 andares.

Endereço: Av. Rio Branco, 245

8. EDIFÍCIO SÉCULO FRONTIN (131 metros de altura)

CAPEF RIO DE JANEIRO EDIFICIO SECULO DE FROTIM FACHADA E PORTARIA FOTO 4 Os 10 prédios mais altos do Rio de Janeiro
Edifício Século Frontin, na Avenida Rio Branco (Foto: Capef)

Com um total de 432 salas, o Edifico Século Frontin, inaugurado em 1985, chama atenção pela imponência, mesmo ao lado de tantos gigantes na Avenida Rio Branco.

Com 36 andares, a obra é ocupada por pequenas e médias empresas Ao todo, são 36 andares e lajes a partir de 723 metros quadrados, com um total de 8 elevadores sociais.

Endereço: Av. Rio Branco, 181

7. EDIFÍCIO CONDE PEREIRA CARNEIRO (133 metros de altura)

10 full 1 Os 10 prédios mais altos do Rio de Janeiro
Edifício Conde Pereira de Carneiro (Foto: Reprodução Wikimapia)

No centro financeiro da cidade, o Edifício Conde Pereira Carneiro é um arranha-céu referência na Avenida Rio Branco, uma das mais movimentadas do Rio de Janeiro. Com 42 andares, o edifício é sede de empresas dos segmentos Bancário / Financeiro, Energia / Eletricidade e Jurídico.

Endereço: Av. Rio Branco, 110

6. CENTRO CANDIDO MENDES (138 metros de altura)

4578463567 c6c1c8d698 b Os 10 prédios mais altos do Rio de Janeiro
Centro Candido Mendes (Foto: Flickr/Dan)

Um dos mais conhecidos entre os cariocas, o Edifício Candido Mendes possui 49 andares, com área total de 94.000 metros. Foi inaugurado em 1982, na época o mais alto da cidade.

Localizado no centro comercial do Rio, o edifício possui uma vista maravilhosa para a Baía de Guanabara. Sua localização também é privilegiada, próxima a Praça XV, Largo da Carioca, Avenida Rio Branco, Avenida Presidente Vargas, e ao lado da ALERJ e do Fórum Central do Rio de Janeiro.

Endereço: Rua da Assembleia, 10

5. LINNEO DE PAULA MACHADO (138 metros de altura)

elpm galeria 01 Os 10 prédios mais altos do Rio de Janeiro
Edifício Linneo de Paula Machado (Foto: Reprodução Site ELPM)

O arrojado prédio na Avenida Almirante Barroso foi inaugurado em 1981 e é um das paisagens mais marcantes do Centro Do Rio, sobretudo pela ângulo de quem o vê da Cinelândia, por trás do Theatro Municipal. O empreendimento tem 43 andares, sendo: três subsolos, pavimento térreo, sobreloja e 33 pavimentos comerciais.

Endereço: Av. Almirante Barroso, 52

4. VENTURA CORPORATE TOWERS (140 metros de altura)

MG 0783 Os 10 prédios mais altos do Rio de Janeiro
Ventura Corporate Towers, na Avenida Chile (Foto: Reprodução Br Properties)

Ocupado por grandes empresas nacionais e multinacionais, as torres do Ventura, localizados na Avenida Chile, foram um grande sucesso comercial mesmo antes da entrega final do projeto, em 2010. A venda das torres superou a impressionante marca de um bilhão de reais. O prédio conta com dois heliportos e 1.600 vagas para estacionamento.

Endereço: Av. Rep. do Chile, 330

3. EDIFICIO SANTOS DUMONT (141 metros de altura)

8881048925 5e1f289f2d k Os 10 prédios mais altos do Rio de Janeiro
Edifício Santos Dumont e Edifício Palácio Austregésilo de Athayde (Foto: Alexandre Macieira | Riotur)

O Edifício Santos Dumont já ostentou o título de mais alto do Rio de Janeiro na década de 70, mas hoje, ele aparece no nosso ranking como um dos mais altos, mas com a vista mais deslumbrante entre todos os prédios, certamente.

A edificação teve em seu último pavimento o primeiro restaurante giratório da América do Sul, que conferia ao cliente um visual 360º da região central da cidade. O empreendimento foi desativado em 1993.

Endereço: Rua Santa Luzia, 651

2. 105 LÉLIO GAMA (146 metros de atura)

14 big 1 Os 10 prédios mais altos do Rio de Janeiro
105 Lélio Gama st, no Centro do Rio (Foto: Reprodução Wikimapia)

105 Lélio Gama St. é um arranha-céu localizado na rua de mesmo nome, no Centro do Rio. Construído em 1980, o prédio conta com 40 andares e fica situado próximo da Cinelândia e da Lapa, grandes pontos turísticos da Cidade Maravilhosa.

Endereço: Rua Lélio Gama, 105

1. RIO SUL CENTER (163 metros de altura)

A Torre do Rio Sul, como popularmente é chamada o Rio Sul Center, é um edifício de escritórios corporativos localizado ao lado do shopping Rio Sul, o mais antigo da capital fluminense. Com 48 andares, a torre foi construída em 1980. Possui mais de 300 salas e salões e uma cobertura, além de dois subsolos e um pavimento térreo de garagem onde estão distribuídas mais de 1.100 vagas.

shopping Rio sul 1 Os 10 prédios mais altos do Rio de Janeiro
Rio Sul Center (Reprodução/ RioTur)

Endereço: Rua Lauro Muller, 116

*Fonte: Levantamento Emporis

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Os 10 prédios mais altos do Rio de Janeiro
Advertisement

5 COMENTÁRIOS

  1. Florianópolis tem prédios altos sim, mas nada comparado a Balneário Camboriú onde estão 7 dos 10 maiores prédios do Brasil (imensos e vazios, que dizem ser fruto de lavagem de dinheiro de duas construtoras).
    Não vejo razão para termos mais arranhas céus, principalmente fora do centro, já que temos uma vocação praiana e estes só fazem sombra nas areias.

  2. Arranha céus é uma aberração para a paisagem do RJ, a enfeia, a entristece, a deturpa.
    Estes tipos de edifícios deveriam ser proibidos de serem construídos em determinadas regiões do RJ.
    Quem gosta disso ou tá ganhando grana com eles, ou é maluco ou burro.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui