Os 100 anos de Carlos Fernando de Carvalho, criador do Barra Way of Life

Carlos Fernando de Carvalho, presidente do Conselho da Carvalho Hosken, completa 100 anos no próximo dia 28 de maio com uma trajetória que se une ao desenvolvimento do Rio de Janeiro, em especial da Barra da Tijuca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Carlos Fernando de Carvalho e Carlos Felipe de Carvalho com o premio Ademi-RJ

Carlos Fernando de Carvalho, presidente do Conselho da Carvalho Hosken, completa 100 anos no próximo dia 28 de maio com uma trajetória que se une ao desenvolvimento do Rio de Janeiro, em especial da Barra da Tijuca. Para celebrar a data, uma missa em ação de graças com o Padre Jorjão será realizada neste sábado, dia 25, no Hilton Barra. A programação inclui ainda brunch do chef Felipe Moreira para 450 pessoas, música ao vivo EntreAtto com Solistas e Trio Violino, Violoncelo e Teclado, além da presença do prefeito Eduardo Paes, que entregará ao empresário o título de Cidadão Benemérito do Rio de Janeiro, concedido pela Câmara Municipal.

Carioca, Dr. Carlos, como é carinhosamente chamado, é nascido em Jacarepaguá e formado na Escola Politécnica de Engenharia em 1949. Em 1951, tornou-se empresário e, aos 27 anos, fundou a Carvalho Hosken, iniciando as suas atividades com a realização de obras públicas por todo o país. A partir da década de 1960, o engenheiro começou a atuar no mercado imobiliário, desenvolvendo projetos comerciais e residenciais, com destaque para o Centro Empresarial Charles de Gaulle, um dos prédios de escritórios mais famosos do Centro do Rio. Já na Zona Sul, a assinatura de Carlos Fernando de Carvalho está em residenciais de alto padrão como o Quintas e Quintais, no Leblon, e o Classe Tornado, em Botafogo.

Mesmo com o grande sucesso destes empreendimentos, Carvalho já estava atento aos sinais de mudanças do mercado imobiliário, principalmente após a aprovação do Plano Piloto de Lúcio Costa para a ocupação da Baixada de Jacarepaguá no final da década de 1960. Sempre na vanguarda, o engenheiro percebeu que a Barra da Tijuca seria o crescimento natural do Rio. Desta iniciativa surgiu a era dos bairros planejados, que são o DNA da Carvalho Hosken na região e que deram origem ao Barra Way of Life, um estilo único de viver e morar, contribuindo para que o local ficasse conhecido em todo o país como a “Miami carioca”.

Ilha Pura bairro planejado da Carvalho Hosken Os 100 anos de Carlos Fernando de Carvalho, criador do Barra Way of Life
Ilha Pura – bairro planejado da Carvalho Hosken

Todos os bairros planejados contam com empreendimentos de grande porte, obras de arte, ações sustentáveis, associações de moradores independentes e melhorias urbanas realizadas em parceria com entidades governamentais. Para se ter ideia da importância da Carvalho Hosken para a Barra da Tijuca, considerando todos os empreendimentos desenvolvidos na região, a arrecadação anual de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) ultrapassa os R$ 120 milhões. E com base nos relatórios do Secovi Rio (Sindicato da Habitação), os bairros planejados respondem por 10% das transações anuais de ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis). São realizações que, além de gerarem emprego e renda, contribuem na arrecadação de impostos para a cidade.

Advertisement

De olho no futuro

Carlos Fernando de Carvalho presidente do conselho da Carvalho Hosken 2 1 1 scaled e1716577888935 Os 100 anos de Carlos Fernando de Carvalho, criador do Barra Way of Life
17/05/14 Carlos Carvalho no Parque dos Atletas, Ilha Pura, Barra da Tijuca. Foto: Selmy Yassuda

Como presidente do Conselho da Carvalho Hosken, Carlos Fernando de Carvalho participa diariamente da rotina da empresa, aconselhando o atual presidente Carlos Felipe de Carvalho, seu filho, nas ações que contribuem para o desenvolvimento e a valorização dos bairros planejados Ilha Pura, Península e Cidade Jardim e, mais recentemente, os lançamentos do Grand Quartier no último terreno do Rio2, em parceria com o Grupo Patrimar que rendeu o Prêmio Ademi 2023, e do Claris Casa & Clube, em parceria com a Tegra Incorporadora no Parque das Rosas. O Centro Metropolitano também faz parte do seu legado.

O executivo, que é proprietário do Hotel Hilton Barra, acompanha com atenção os futuros projetos da empresa. Para se ter ideia, são mais 8,95 milhões de metros quadrados (m²) de potencial construtivo a realizar na região (land bank). “A trajetória do Dr. Carlos é especial e traz muitas histórias que contribuíram para o desenvolvimento da cidade e da Barra da Tijuca. Acompanho o seu belo trabalho desde menino e a sua incansável vontade de construir um legado por meio de empreendimentos que oferecem um jeito único de viver e morar. Hoje, milhares de famílias têm esse privilégio graças a ele”, destaca Carlos Felipe de Carvalho, presidente da Carvalho Hosken.

Homenagens nas redes sociais

Carvalho Hosken lazer e muito verde no bairro planejado Peninsula 1 Os 100 anos de Carlos Fernando de Carvalho, criador do Barra Way of Life
Carvalho Hosken – Península

A campanha do centenário inclui ainda uma série histórica da vida e das realizações de Carlos Fernando de Carvalho com depoimentos nas redes sociais dos maiores e melhores CEO’s de empresas de diversos segmentos, além de parceiros de negócios que fizeram e fazem parte da trajetória do engenheiro:

  • Alexandre Feu, arquiteto da Feu Arquitetura;
  • Alex Veiga – CEO do Grupo Patrimar;
  • Ana Flávia Cabral Souza Leite – vice-presidente executiva da OSB;
  • João Paulo Tinto de Matos, empresário e presidente da Construtora Calçada;
  • José Isaac Peres, presidente do Conselho da Multiplan;
  • Roberto Medina, empresário, publicitário e CEO do Rock in Rio;
  • Sérgio Dias – engenheiro civil e urbanista;
  • Slomo Wenkert, arquiteto e urbanista que participou de uma centena de empreendimentos com a chancela da Carvalho Hosken.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Os 100 anos de Carlos Fernando de Carvalho, criador do Barra Way of Life
Advertisement

4 COMENTÁRIOS

  1. Que bom que ainda vive para ver o declínio notório de sua “cidade privada”, repleta do que há de pior na emergência social de um país subdesenvolvido.

  2. Barra Way Of Life

    Meu Deus…

    As pessoas mais insuportáveis que eu conheci são adeptas desse “estilo de vida”. Então foi esse senhor o responsável por isso?

    Que queime no inferno.

  3. Esse senhor vai levar nas costas após sua morte, o peso de ter feito tantos males através de grilagem de terras e ocupação ilegal…não foi só trabalho não!!! Foi muito roubo e alguns assassinatos mandados por ele a seus capangas… Cresceu assim…e ainda é homenageado…esse é o Brasil!!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui