Os 100 anos do rádio serão festejados com uma programação especial da Rádio Roquette Pinto

A primeira transmissão de rádio no Brasil só possível graças aos esforços e ao pioneirismo de Edgar Roquette-Pinto, que trouxe a tecnologia para o país

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rádio Roquette Pinto dedica programação à primeira transmissão radiofônica do Brasil / PIXNIO

Há cem anos, no dia 7 de setembro, era transmitido ao vivo o discurso do então presidente Epitácio Pessoa e a ópera O Guarani, encenada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, através de um transmissor de 500 watts instalado no Alto do Corcovado. A inovação foi apresentada a convidados da Exposição Internacional do Rio de Janeiro, com o serviço de “rádio-telephone alto-falante”. Na ocasião, foram utilizados 80 aparelhos importados para a transmissão dos eventos. As cidades de Petrópolis, Niterói e São Paulo também receberam o sinal. Tamanho acontecimento somente foi possível graças aos esforços do cientista Edgar Roquette-Pinto em trazer para o Brasil a tecnologia ainda desconhecida.

No Bicentenário da Independência do Brasil, festejado nesta quarta-feira (7), a equipe da rádio Roquette  Pinto (94,1 FM) elaborou uma programação especial para comemorar a primeira transmissão radiofônica oficial em território nacional. Ao longo do dia, serão várias as atrações para contar a história do rádio até os dias atuais e falar sobre os desafios enfrentados por este fascinante veículo.

A primeira atração vai ao ar às 6h e ficará à cargo de Miguel Ângelo e David Costa, com o “Primeira Página”. O programa contará com as participações de Fernando Ribeiro, apresentador que introduziu o som das periferias nas ondas do rádio; Romilson Luiz, locutor que fez parte da primeira equipe da lendária Rádio Cidade FM; e da editora da Voz do Brasil, Ester Monteiro.

Às 8h, será a vez de falar sobre a trajetória das mulheres que fizeram história no rádio. Com apresentação de Geórgia Christine, o “Giro RJ” não deixará de lembrar das inesquecíveis Hebe Camargo e Aracy de Almeida. O programa contará com a participação do neto de Daisy Lúcidi, e áudios das históricas radionovelas.

Advertisement

Ermelinda Rita, apresentadora do “O Rio Em Pauta”, entrevistará, a partir das 9h, a escritora Vera Moll, autora do livro “Meu Adorado Pedro”, obra que conta a história de D. Pedro I e da Imperatriz Leopoldina. Durante o programa, o jornalista e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Creso Soares abordará as adaptações e mudanças pelas quais o veículo passou em seus 100 anos de existência no Brasil.

No comando do programa “Cardápio”, com início às 11h, Nikolas Baccarin apresenta o último episódio da série produzida pela Rádio MEC, no qual poderão ser ouvidos os depoimentos dos ouvintes sobre a importância do rádio no seu cotidiano.

Às 13h, é a vez de uma das vozes mais marcantes do rádio carioca entrar em ação para falar sobre os bastidores e as curiosidades da rádio que incentivou o desenvolvimento do rock nacional dos anos 1980. Monika Venerabile, locutora pioneira da Fluminense FM estará no programa “Almanaque”, comandado por Mônica Bittencourt.

A partir das 15h, os ouvintes poderão ouvir trechos de depoimentos de Edgar Roquette-Pinto no “Toda Tarde”. O programa contará com a participação da bisneta do cientista, a poeta Claudia Roquette-Pinto, que falará sobre a sua relação com o rádio.

Às 16h, o “Giro RJ 2ª Edição”, apresentado por Guga Simões, terá a participação de Ana Maria Pires, autora da biografia de Luiz Mendes, ícone do radialismo esportivo.

E às 17h, Jorge Ramos recebe no “Painel”, a cantora Mona Villardo, que fará uma homenagem às grandes cantoras do rádio: Emilinha Borba, Marlene, Dalva de Oliveira e Linda Batista, cantando as suas canções.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Os 100 anos do rádio serão festejados com uma programação especial da Rádio Roquette Pinto
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui