Pra quem adora conjugar o verbo “garimpar”, brechós são um verdadeiro parque de diversões.
De quinquilharias e peças colecionáveis a roupas de grife de estilistas renomados, a verdade é que os “achadinhos” fascinam o carioca, que já é descolado por natureza e faz jus a máxima “Lavou, tá novo!”
Eu, como produtora e consumidora de moda, costumo vasculhar todos os cantinhos possíveis da cidade a procura de peças estilosas bbb (boas, bonitas e baratas!)
Em 2010, a Manuela Borges lançou o “Guia de Brechós do Rio de Janeiro”, pela editora memória visual, livrinho super bacana, indispensável pra quem adora o tema.
Aqui no Diário, vou listar os meus preferidos e peço a ajuda de vocês,com dicas de outros brechós/bazares incríveis para se visitar.
1 – Brechó da Totolinha
Celebridade no mundo da Tattoo, Totolinha Costa é uma querida. Impossível sair de sua loja sem uma peça nas mãos. Lá, o alternativo é a palavra chave! O Brechó que funciona de segunda a sexta na sobreloja do edificio Menezes Cortes no centro, tem um público fiel e super engajado em divulgá-lo.
2 – De Salto Alto
Queridinho dos produtores de cinema e da TV, Pantera, o dono do brechó especializado em produtos dos anos 50,60 e 70 avisa que os fãs de design e moda retrô podem se perder por horas a fio garimpando relíquias em sua loja, que fica no Shopping dos Antiquários em Copacabana.
3 – Eu Amo
A Eu Amo é pra quem ama vintage. Pra quem sente vertigem quando se depara com uma peça rara. Pra quem coleciona design e desejos.
Araras coloridas e peças especiais te esperam na Rua Monte Alegre, em Santa Teresa.
4 – Anexo Vintage
Preferido de artistas e socialites cariocas, esse brechó chiquérrimo oferece vestidos, bolsas e sapatos novos e seminovos grifados. É o templo das marcas internacionais mais desejadas. Fica escondidinho no Shopping da Gávea.
5 – Perpétua Brechó
Com a proposta de criar um espaço agradável em que a moda de estações passadas inspire novas tendências, a Perpétua Brechó, em Botafogo, aposta no consumo consciente, redesenhando um novo estilo de brechó.
#Ficaadica:
Todos os sábados na Praça XV, em frente a estação das barcas, acontece a maior Feira de Antiguidades do Rio, onde você encontra de tudo um pouco. Objetos de decoração, brinquedos, coleções de várias coisas, móveis, bijuterias e muitas outras coisas bacanas. É um lugar de história e cultura que vale a pena conhecer!
Aproveita pra seguir o Diário no insta @diariodorio e fique super por dentro de tudo que acontece na Cidade Maravilhosa!