Os 7 monumentos mais feios do Rio de Janeiro

A mesma cidade que tem lindas construções padece de alguns monumentos e prédios que acabam homenageando a feiúra. O que você acha deles?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem ilustrativa / Foto Cleomir Tavares/Diário do Rio

O Rio de Janeiro é lindo e tem monumentos ainda mais lindos: tem beleza natural e beleza arquitetônica e artística. Obras como o Cristo Redentor – maior monumento Art Déco do mundo – os detalhados sobrados do Centro Antigo, os prédios Art Déco com seus portões deslumbrantes, o incrível monumento a Dom Pedro I na Praça Tiradentes, e dentre os mais recentes o Monumento aos Pracinhas uma beleza. Só que nem tudo são flores; decidiram fazer cada coisa horrorosa, em especial a partir dos anos 60, quando às vezes parece haver uma inversão de valores. O feio fica bonito. Será?

Vamos então a uma lista dos 7 monumentos mais feios do Rio de Janeiro, e vê se você, leitor, deixa nos comentários quais que faltaram, na nossa lista.

Memorial do Holocausto

interna memorial holocausto Os 7 monumentos mais feios do Rio de Janeiro

O motivo é nobre, “focar nas histórias das vítimas do holocausto, em suas vidas no antes, durante e depois“. Reparem na foto acima, que é belíssima por conta da paisagem, mas parece que colocaram um espeto quadrado de pedra no meio do Mirante do Pasmado. O “chifre quadrado de cimento” pode ser visto por várias partes da Zona Sul do Rio, de forma bem menos glamurosa, saindo de dentro da mata. (Abaixo)

8288C881 4451 4FE7 AD58 501D163BEF1C Os 7 monumentos mais feios do Rio de Janeiro
Visto de longe, o bichinho é feio, apesar da nobreza da iniciativa.

Esse retângulo de pedra que sobressai na paisagem montanhosa foi escolhido por concurso público, no caso um feito em 1998 pela Prefeitura do Rio e o Instituto dos Arquitetos do Brasil. O idealizador do projeto Memorial – que representa uma causa importante – foi o então vereador Gerson Bergher. O projeto vencedor – para construção do monumento de quase 20 metros de altura e da estrutura de 1.624 metros quadrados – foi o do arquiteto André Orioli, eleito por unanimidade pelo júri do concurso. Foi inaugurado por Crivella.

Advertisement

Por unanimidade…

Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro

catedrl av chile Os 7 monumentos mais feios do Rio de Janeiro
Foto Cleomir Tavares/Diário do Rio

Começando chutando o balde, literalmente. A Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, inaugurada em 1979, merece o título de um dos prédios mais feios da cidade (pelo menos de fora pra dentro!), com seu formato cônico, com 106 metros de diâmetro, 75 metros de altura externa, 64 metros de altura interna, que mais parece um balde que uma Igreja.

O projeto foi do arquiteto Edgard de Oliveira da Fonseca, que se inspirou nos foguetes Apolo, como um símbolo do futuro. Pois é, vamos desbravar o espaço com um balde. Mas como muitas pessoas, o que lhe falta em beleza exterior, sobra em beleza interior, será que era esse o objetivo? Se por fora é um dos prédios mais feios, por dentro disputa, com certeza, o prêmio de mais belo.

catedral 5 Os 7 monumentos mais feios do Rio de Janeiro
Foto Cleomir Tavares/Diário do Rio

Obelisco de Ipanema Visconde de Pirajá

20210223 143844 1 Os 7 monumentos mais feios do Rio de Janeiro
Foto Cleomir Tavares /Diario do Rio

O pavoroso Obelisco de Ipanema foi polêmico desde sua instalação em 1996 e chegou a ganhar na época o apelido de “Pirocã* do Cesar Maia“, já que foi feito na época do Rio Cidade de Ipanema. O que talvez seja até bom para o ego do ex-prefeito, não é qualquer um que ganha um ‘elogio’ deste.

Antes de ser nu e solitário como está hoje, havia uma passarela igualmente pavorosa, retirada em 2009, dando a volta no obelisco que marca a “fronteira” entre o Leblon e Ipanema. O monumento de 22 metros de altura era para ser um marco de Ipanema e está situado no local onde os bondes faziam o retorno para circular pelo bairro. E foi desenhado pelo arquiteto Paulo Casé. Monstruoso e mal acabado, é um ícone da feiúra na cidade.

New York City Center

New York City Center Os 7 monumentos mais feios do Rio de Janeiro

Em tempos de crescimento da Havan, esse talvez nem mereceria comentários, até porque não é formalmente um monumento. Mas não dá pra resistir. Não é que ele seja espetacularmente feio, é uma caixa, como muitos shoppings. Mas aquela Estátua da Liberdade é um monumento a breguice, e a tudo que a Barra da Tijuca tem de errado. A tenda horrenda de lona com estrutura tubular de showmício dá um complemento “todo especial”. Mas se saísse a estátua, o shopping da Multiplan sairia fácil desta lista!

Memorial Getúlio Vargas

Memorial Getulio Vargas Os 7 monumentos mais feios do Rio de Janeiro

Talvez se o presidente Getúlio Vargas visse o Memorial Getúlio Vargas na Glória desse outro tiro no peito. Vaidoso e conquistador, não gostaria nada da obra feita pelo arquiteto Henock de Almeida, que o deixou o presidente exageradamente inchado, como se tivesse tomado dois baldes de cortisona ou se, alérgico a camarão, o ‘guia da nacionalidade’ tivesse comido aqueles espetinhos da praia.

Mas é um ponto que se pensado historicamente, vale a visita, há um acervo de Getúlio, com de objetos doados pela família, amigos e instituições. O sorriso do velhinho faz a gente trabalhar.

À Paz, Ampulheta

A Paz Ampulheta Os 7 monumentos mais feios do Rio de Janeiro

Inaugurado em 1992, o monumento À Paz, Ampulheta, próximo à sede da OAB-RJ, no Centro, dá vontade de causar uma guerra. Não é nem por estar sempre – eternamente – caindo aos pedaços, sujo, manchado e com os vidros que ficam no centro quebrados.

O bicho é feio mesmo; é uma escultura em concreto armado em forma estilizada de ampulheta. Ao centro tem quatro caixas de vidro para a colocação de areia de vários paises. Sempre vazando e quebradas. Na face superior existe uma abertura para colocar terra de várias partes do mundo. Nas paredes do Monumento estão gravadas em baixo relevo no concreto as palavras “Paz Mundial” em 28 idiomas. O projeto é do artista plástico Siron Franco. Ele é famoso. Porém, o monumento é horroroso.

E, por favor, isso de pedir Paz Mundial toda hora é coisa mais de miss que outra coisa. Mas podiam ter feito algo que fosse tão bonito quanto a idéia de paz. E que fosse de mais fácil conservação. Talvez por coincidência lá tem areia da Ucrânia, mas da Rússia não.

Relógio do Sol de Jacarepaguá

Relogio do Sol de Jacarepagua Foto Jaime Aciolli Os 7 monumentos mais feios do Rio de Janeiro
Relógio do Sol de Jacarepaguá – Foto Jaime Aciolli

Vamos pegar um concreto, subir ele e dizer que é um monumento? É isso que parece o Relógio do Sol de Jacarepaguá, que foi inaugurado em 2022 na Praça Nídia Otero, em Jacarepaguá, óbvio. A barra transversal marca o horário e a estrutura de ferro o mapa da cidade, o resto é só feio. Popularmente conhecido como o dedo com band-aid na ponta.

A obra foi desenvolvida pelo físico Marcomede Rangel Nunes e tem como autores Carlos Silveira e Jorge Brito. Pelo menos marca as horas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Os 7 monumentos mais feios do Rio de Janeiro
Advertisement

72 COMENTÁRIOS

  1. O monumento do Rolocausto não devia estar ali. E no Brasil não devia ter nenhum museu ou monumento dessa coisa.
    Nada temos com isso. Desses judeus que vivem se auto promovendo, nem que tenham que molhar a mão de um prefeito corrupto de uma certa igreja do demônio.
    O Brasil já tem seu holocausto perene e sem fim, mas cadê o seu monumento?
    Além do mais, se estrangeiros podem homenagear seus mortos em suas guerras sem fim, TODOS OS OUTROS DE ORIGEM ESTRANGEIRA TÊM O MESMO DIREITO.
    Essa coisa feia e agressiva tem que ser demolida e elaborada uma lei contra esses abusos.

  2. O “Paz ampulheta” não tem nada de feio.
    Se a população não tem educação e depreda não é culpa da obra.
    É uma obra ALTAMENTE SIMBÓLICA. Nem tudo são flores e curvinhas.

  3. O projeto do MIS em Copa é um horror e estâ num lugar inadequado. Sou a favor de sua demolição imediata.
    Concordo c todos os citados no texto. São de péssimo gosto.
    Assim como várias outras monstruosidades q cometeram pela cidade.

  4. Tem o Chafariz Marco da Ilha. Ñ bastasse um tinham dois! Um foi demolido e o outro tá lá. Acho q já desativaram a água e ñ sei se ainda ele ascende, mas é tenebroso.

  5. O falo de Ipanema é realmente de muito mal gosto. Ainda havia no entorno umas escadas que só invadiam a privacidade dos imóveis vizinhos que, acho que o próprio arquiteto mandou retirar.
    Os demais é uma questão de gosto e muitas vezes de manutenção ou de alteração no projeto original.
    O nobre especialista em obras alheias deveria ter se identificado. Há muitas obras de arte do Niemeyer horrorosas que ninguém fala temendo ser chamado de ignorante, principalmente pelos que desaprovam o crescimento merecido da Havan.

  6. Não existe obra de arte feia, pois depende do ponto de vista do autor e de quem está vendo. Há um histórico por trás. A maioria são obras de cunho abstrato, onde a imaginação de quem as vê, faz uma viagem pessoal. Más a do obelisco de Ipanema com sua grotesca passarela foi realmente um abuso da municipalidade, pois quando passei por ela (passarela) fiquei constrangido em estar invadindo a privacidade daquelas pessoas que viram da noite para o dia, seu imóvel perder o valor e muitos estranhos olhando diretamente para os seus apartamentos. Até que decidiram retirar as escadas e depois extirparem a passarela. Uma pena para o autor da obra, que viu a metade de sua obra ser destruída, más com uma Boa causa. Tudo de bom a todos.

  7. A culpa é de nosso telejornais que vendem enlatado pra agradar o próprio bolso, aí o povo engole a ideia depois vem outro jornalista de meia tigela e põe defeito… Mas é feio, fato, mas se buscar as reportagens feita vamos ver outro jornalista de meia cuide, rasgando elogios…

  8. Isso só nos revelou que tudo depende do ponto de vista, do referencial, da análise da obra, de estar desprovido de preconceito, pesquisar e tentar entender os objetivos dos autores ou patrocinadores da obra, mas daí chamar a Cidade Maravilhosa de feia, é doente ou infeliz.
    Sem dúvida alguma a Catedral de Brasília é mais bonita por fora, que a do Rio de Janeiro, porém por dentro nem tanto.
    Muito interessante saber o porque das coisas, que o “espeto quadrado de pedra” simboliza as chaminés e cujo os autores dos comentários maldosos, deveriam se desculpar.
    Achei feia e destoando de todas as belíssimas obras do Louvre, aquela pirâmide de vidro, mas também tem o seu simbolismo.
    Muitos acham uma coisa bonita outros feia (o MIS em Copa não acho feio, mas seria bem mais bonito se estivesse pronto). Também me curvo a maioria, a Cidade das Artes na Barra (ainda que atinja seus objetivos), mas se parece com um enorme navio (que só pode ter sido colocada ali, simplesmente para se tirar a bela visão da praia), e aquela outra coisa do Cezar Maia em Ipanema, deveria ser “hour concours” (horrível, com aquela bola ou cabeção na ponta que foi planejado para iluminar a rua, mas só serve para atrapalhar o trânsito), e realmente deveriam ser derrubados.

  9. É impressionante, horripilante, desqualificada e de causar asco ou vontade de vomitar a imprensa do Rio de Janeiro! Quando se trata de puxar, xingar, desrespeitar e blasfemar vocês são “hour cincours”. Da mesma forma q descrevem maravilhados ver Jesus Cristo ser arrastados pela Sapucaí, enaltecem ogum, xangô iemanjá. Falar de homossexuais é proibido e crime; amamentar um bebê num shopping é constrangedor. Neste tempo elegem a Catedral Cristã como uma obra feia. CAMBADA DE FARISEUS!!!

  10. A catedral é mesmo bizarra por fora . O ‘New York ‘ tem entrar na lista dos shoppings mais feios ,e não de monumentos. O ditador Getúlio deve estar se remoendo lá “embaixo”. E esse relógio é horrivel. Matéria interessante.

    • Concordei com tudo. Os monumentos deveriam ser retrofitados ou no caso desse lixo modernista, demolidos mesmo Utilitarismo e modernismo não funcionam para inspirar o ser humano

  11. Nossa, é incrível como uma matéria acerca de monumentos “feios” da cidade Do Rio de Janeiro, aparecem figuras para envolver nomes de políticos…Lamentável! Quanto aos monumentos, concordo com alguns expostos, com certeza o campeão é o “pirocã” que foi de extremo mal gosto. Não vejo monumentos como a Catedral e do holocausto como feios ou de extremo mal gosto, se formos olhar de vários ângulos para um monumento ou até mesmo para uma escultura, acabaremos não gostando de algo. O relógio e a estátua da tal “liberdade”, sem comentários…

  12. A questão não é serem feios, mas o porquê de serem feios e tantos: esse endeusamento pseudointelectual da arte moderna que impregnou o Brasil, de um modo geral.

  13. Realmente são muito de mal gosto, acho pior ainda AMERICANIZAR tantas coisas em nosso país.
    Sei que arte transpõe barreiras, mas temos que dar mais valor ao que é do Brasil

  14. Realmente os monumentos são muito feios, esse negócio de Arte Moderna…, poderiam ser mais simples e mais significativos
    E também acho horrível essa mania de americanizar, afinal somos brasileiros e temos que dar valor às coisas da nossa terra

  15. Realmente os monumentos são muito feios, esse negócio de Arte Moderna, às vois poderiam ser mais simples e mais significativas.
    E também acho horrível essa mania de americanizar afinal somos brasileiros e temos que dar valor às coisas da nossa terra

  16. Matéria espirituosa e de bom gosto. Esqueceu de comentar sobre o chafariz da Praça Saens Pena, na Tijuca que mais parece dois canos furados.kkkk

  17. CP corso com o comentário de Carlos Alberto Gonçalves Estrolugo. Kkk
    O cabeção de Zumbi com certeza é um dos monumentos que eu considero muito feio do Rio.
    Desculpa aí quem não concorda. E viva a democracia!!!

  18. Odiei o monumento a Getúlio Vargas na praça da rua do Russel, naquele local existia um parquinho que costumava ir quando criança, quando eles construíram aquela porcaria eles acabaram com uma parte boa das minhas lembranças

  19. Odiei o monumento a Getúlio Vargas na praça da rua do Russel, naquele ponto havia um parquinho onde eu costumava frequentar quando criança, quando construíram aquela porcaria eles acabaram com uma parte boa das minhas lembranças

  20. Uma pequena correção, a Catedral não é um cone, é na verdade um tronco de cone – vide geometria espacial – e … Não é feia, é um prédio arrojado para os anos 70.
    Agora o New York Center, francamente, nem o nome nem a estátua da liberdade deveriam estar ali – aqui é o Brasil!!!!

  21. Excelente artigo, com leveza e humor. Triste são alguns dos comentários, gente mau humorada, em alguns percebemos que acredito na mamadeira de …. E no kit gay, e conseguiu culpar a esquerda. Que idiotice, Gente Sem cultura.

  22. Ao invés de colocarem o monumento do Holocausto, poderiam ter colocado no lugar o Passante que fica no centro, próximo à rua da Carioca. Além de feio, está sempre com cara de enferrujado, mas fiquei sabendo na época da inauguração que isso é de propósito mesmo (a ferrugem, não o fato de ser feio).

  23. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Concordo com quem escreveu. A mania de construir estas coisas modernosas e de difícil limpeza e conservação ñ ajuda em nada a beleza da nossa cidade.

  24. Eu tava de boa até ler “Pirocã* do César Maia”. O melhor é que o autor ainda diz que ex-prefeito devia se sentir lisonjeado com o apelido. KKKKK.

  25. Caberia nesta lista o edifício horrendo da Cidade da Música; a passarela de acesso à estação do metrô da Cidade Nova na Av. Pres Vargas; o Minhocão da Gávea. E como se tudo isso não bastasse para enfeiar a cidade, eis que surgem as dezenas de estações dos BRTs para engrossar a lista do.mau gosto. E para os inconformados com a inclusão da horrenda Catedral Metropolitana, sugiro darem uma olhada na Catedral Metropolitana de Brasília e, assim, saberão distinguir o belo do feio.

  26. No relógio do Sol de Jacarepaguá o limite do Município do Rio de Janeiro no Maciço do Gericinó está errado. Ele não é em linhas irregulares como está no mapa e sim em linhas retas e mais abaixo do que onde está.

  27. Sobre a Catedral, um amigo português Doutor em arquitetura pela Universidade de Lisboa ficou maravilhado pela Catedral ! Então pra quem entende de verdade é linda isso que importa .

  28. Desculpe, mas vcs consideram o monumento ao holocausto feio, pois não entendem a simbologia do mesmo. Ele representa as chaminés usada para incinerar as milhões de pessoas exterminadas. Foi um desafio logístico para os nazistas, pois eles conseguiam matar com mais eficiência do que se livrar dos corpos.

    • Interessante. Bom saber. Também comentei que acho absurdo chamarem a Catedral Metroplitana de feia, mas entendo, pois não parece uma Igreja. Ainda bem que o artigo pelo menos falou bem do interior, que tem muito simbolismo assim como o “formato de chaminé” do Monumento ao Holocausto.

  29. Nao concordo com toda a lista, especialmente a Catedral Metropolitana da Cidade acho linda, principalmente pela noite iluminada com varias cores, nao sei quem é que fez a lista, com que moral estética fala, mas tudo bem, gostei da brincadeira…

    • Eu tava de boa até ler “Pirocã* do César Maia”. O melhor é que o autor ainda diz que ex-prefeito devia se sentir lisonjeado com o apelido. KKKKK.

    • Eu ouvi Catedral Clássica? Bem, Classico é o estilo arquitetônico dos templos greco-romanos. Se é isso que você procura, vai encontrar algo parecido em Igrejas como a de N. Sra. da Glória, no Largo do Machado ou até a Igreja de Santana, na rua de mesmo nome, no Centro. Agora, se procura outras Catedrais, temos duas Antigas Sé na Cidade do Rio de Janeiro: N Sra do Carmo da Antiga Sé, na Praça XV e Santíssimo Sacramento da Antiga Sé, na Av Passos, ambas no centro. Mas ambas são pequenas pro tamanho da fé Católica na Cidade. Agora, se quiser uma catedral do estilo da Notre Dame de Paris, ande um pouquinho mais, até a Praça Tiradentes que você encontrará a Catedral Presbiteriana, que é belíssima apesar de pequena. Entendo as críticas ao exterior da Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, mas por dentro ela é ampla, e linda tanto no significado dos 4vitrais, que representam cada uma das 4 virtudes da Igreja Católica ( Una, Santa, Católica e Apostólica) e também na representação do seu Cristo crucificado, que está preso por cabos de aço em um Rosário (ou terço) o que é bem inovador, além de estar posicionado num altar central. Enfim, eu detestava ela também, até fazer o curso de Guia de Turismo e passar a enter os detalhes dela.

  30. Essas obras realmente horrendas demonstra a decadência que aconteceu no período de governos populistas de esquerda que priorizaram os roubos e corrupção em detrimento da educação.

    • A catedral metropolitana é da época da Ditadura Militar. O monumento ao holocausto foi construído durante o governo do pastor evangélico Marcelo Crivella, apoiador do Bolsonaro. A maioria dos outros monumentos foi construído durante os governos Collor, Itamar e FHC por governos locais que eram aliados dos mesmos. Em suma, nenhum dos monumentos listados foi construído durante o governo PT.

    • Que mal lhe pergunte, vc se refere ao que?
      Ao país, ao estado ou ao município, porque apenas nesse último teríamos como querer atribuir alguma culpa ao seu mandatário (simplesmente por deixar serem instalados), mesmo assim em sua grande maioria são obras de associações, grupos religiosos ou não, empresas ou um político querendo aparecer.
      Aliás, aqui ninguém falou ou quis dar conotação política ao bom ou mau gosto, se bem que historicamente governos de direita, respeitam ou respeitaram a cultura dos povos ou do país.
      Em tempo, graças a Deus existem governos populistas (que existem de esquerda e de direita, ainda que mais raros), que se atem a sua obrigação de favorecer ou dar prioridade ao que a maioria do povo quer.

  31. A Catedral por dentro é linda. Levando esse critério deveria incluir o MAM, por fora é feio (mas por dentro é bem legal). E a estação da Leopoldina que ficou um lixo.

  32. Eu colocaria a laranja de Campo Grande. Em termos de igreja a Nossa Senhora da Conceição em Santa Cruz, a segunda maior, é externamente mais bonita.

      • Cabeção do Zumbi na Av. Presidente Vargas, ciclovia Tim Maia, favela do Rio das Pedras, Favela da Rocinha, favela da Maré, linha dois do Metrô,

        • Mesmo que haja o ponto de vista do autor, o fator histórico, a coisa do abstrato e tudo o mais que queiram dar como desculpas para esses troços feios, não poderá ser esquecido, jamais, a incompetência em tentar expressar algum sentimento através de uma obra de arte e não ter sucesso.
          Essas pessoas defendendo a lista, me soa como palavras de mãe dizendo ao filho de cinco anos que seu desenho está lindo, mesmo estando incompreensível ou seja apenas um rabisco. Mas que na cabeça daquela criança, tem um significado e muito empenho.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui