Os 98 anos do Palácio Tiradentes

Celebração terá o Coral Madrigal Cruz Lopes se apresentando no dia 6 de maio, às 18h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, completa 98 anos no dia 6 de maio e oferece um presente para a população nesta data. Uma apresentação gratuita do coral Madrigal Cruz Lopes será realizada no histórico Plenário Barbosa Lima Sobrinho, a partir das 18h. O espetáculo faz parte do projeto Música no Museu, maior série de música clássica do Brasil.

O repertório inclui sucessos internacionais e da MPB, em uma apresentação que pretende fazer o público cantar e se emocionar. O espetáculo acontece dentro do Plenário da Casa, o coração do Legislativo, que já abrigou importantes votações da História e continua em funcionamento.

Advertisement

O Palácio teve suas portas reabertas há 1 ano, em abril de 2023, e desde então, abriga atividade legislativa, eventos culturais e sua visita guiada, que já recebeu cerca de 13 mil pessoas desde a sua reabertura.

“É uma alegria celebrar essa data tão emblemática de portas abertas para a população. A Alerj é a Casa do Povo, trazer as pessoas para dentro do Plenário Barbosa Lima Sobrinho é uma experiência muito especial. Tudo isso somado ao público da visita guiada, que aumenta a cada dia, só prova a importância política e cultural do Palácio Tiradentes, a sede do Legislativo fluminense”, celebra o Presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar.

98 anos de História

O Palácio Tiradentes ocupa o terreno que abrigou por muitos anos a “Cadeia Velha”, onde o alferes Joaquim José da Silva Xavier – Tiradentes, ficou preso durante cinco dias antes de ser enforcado em 21 de abril de 1792.

Após a demolição da Cadeia Velha, o edifício histórico foi construído e inaugurado em 6 de maio de 1926. Desde então, é palco de importantes momentos da História, funcionando como Parlamento do Brasil até 1960, quando a capital do país foi transferida para Brasília.

Em 1975, com a fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, tornou-se sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, o edifício é a sede histórica da Alerj, sendo palco da atividade legislativa e polo cultural para a população.

Serviço
98 anos do Palácio Tiradentes – Apresentação do coral Madrigal Cruz Lopes
6 de maio, às 18h
Palácio Tiradentes
Rua Primeiro de Março s/n – Praça XV
Entrada franca

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Os 98 anos do Palácio Tiradentes
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Os 98 anos do Palácio Tiradentes
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui