Aqui vão meus candidatos, as razões, e ao lado minha colinha:
Deputado Estadual – Marcelo Queiroz – 25011
O Marcelo Queiroz foi presidente do Diretório Central de Estudantes da PUC-RJ. É um grande amigo, apesar que isso não é minha razão para votar nele, para mim amigos amigos mas o voto é sagrado. Poderia dizer que voto nele pelo carisma, mas também ninguém merece voto por ser simpático. Poderia dizer que é por sua honestidade, só que isso é obrigação para qualquer um.
Deputado Federal – Rodrigo Maia – 2587
Duvido que um leitor do Diário do Rio não conheça o deputado federal Rodrigo Maia. E um excelente motivo para ele ter meu voto é por ser a voz da oposição ao governo Lula apesar de todas as dificuldades que isso representa.
Acredito que se não fosse o trabalho de Rodrigo Maia como presidente do Democratas o Brasil já teria caminhado para a Venezuelização. O papel de fiscalizador, apesar disso significar problemas com popularidade, merece palmas.
E, claro, a luta contra os impostos! Que, não sei o motivo, é tratado tão superficialmente no país. Se quiser saber algumas propostas de Rodrigo, pode ver aqui.
Senador: Cesar Maia 251 (DEM)
Ele não seria apenas um Senador a mais em Brasília, com seu próprio perfil acabaria sendo um dos principais vocalizadores. A questão dos royalties, por exemplo, seria muito mais bem controlada se tivesse um nome como o dele representando o Rio.
Além é claro que com seu “perfil 2.0” a população participaria muito mais do Senado. Seja email, Formspring, Twitter, haveria uma verdadeira participação popular no Senado.
E você acha, realmente, que os outros nomes que concorrem ao Senado seriam melhor que Cesar Maia? Algum tem mais experiência, é mais qualificado e mais preparado? Claro que não!
Senador 2: Marcelo Cerqueira 233 (PPS)
Não voto nos outros 3 principais candidatos, de forma alguma. Não vou botar as razões aqui mas tenho fortíssimas. Então acabo ficando com o nome de Marcelo Cerqueira, nesse caso pela biografia do candidato.
Governador: Fernando Gabeira 43 (PV)
Nunca votei em Cabral, sempre fui contra candidatos que tem como programa defender “Saúde, Educação e Emprego” e, o principal dele, os idosos. Como se alguém fosse contra! É óbvio que qualquer candidato vai defender (ao menos dizer) que essas são suas propostas. Soma que foi um Senador ausente.
Como governador Cabral foi ao menos imoral ao permitir que o escritório para o qual sua esposa trabalhe advogue para empresas que prestam serviço ao Governo do Estado. Em qualquer país sério seria um escândalo sem proporções, já que ficaria sempre a idéia de que pode ter ocorrido alguma desonestidade (apesar de não precisar ter ocorrido, a máxima de “parecer honesto” cabe aqui).
Acho que Gabeira faria bem ao estado. Geraria uma boa mudança no “modus operandis” que o governo estadual sofre, uma mudança de grupo político que está pelo menos 12 anos no poder, desde a vitória de Garotinho em 1998.
Presidente: José Serra 45 (PSDB)
Comparar os currículos então de Serra, Dilma e Marina chega a ser covardia. Desde a experiência administrativa e legislativa de Serra, até a história política. O preparo do tucano é incrível, foi um grande ministro da Saúde, foi Senador, prefeito e governador por São Paulo, o que é quase como ser presidente de uma nação.
Além é claro que é melhor para a democracia. Acho Dilma muito próxima do Chavismo, e o PT é um partido claramente anti-democrático. A raiva que militante sentem de qualquer um que critique o partido e seus membros é algo de fanboy. Além é claro de várias partes do programa do partido que mostra interesse em controles da mídia.