Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) definiu, nesta segunda-feira, sua nova direção para o biênio 2025-2026. Com 116 votos, o desembargador Ricardo Couto de Castro foi eleito presidente, superando o ex-presidente Luiz Zveiter, que recebeu 65 votos.
A eleição ocorreu em um dia movimentado, consolidando os próximos ocupantes dos principais cargos de gestão do Judiciário estadual, incluindo corregedor-geral, diretores e vice-presidentes.
Claudio Mello Tavares eleito para o TRE-RJ
Na eleição para membro titular do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), Claudio Mello Tavares, que presidiu o TJ-RJ entre 2019 e 2020, foi eleito com 106 votos. Ele derrotou o desembargador Agostinho Teixeira de Almeida Filho, que recebeu 76 votos.
Corregedoria e direção da Emerj
O novo corregedor-geral da Justiça será o desembargador Claudio Brandão de Oliveira, eleito com 129 votos, contra 55 de Benedicto Ultra Abicair. Já a direção-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) ficará a cargo de Cláudio Luís Braga Dell’Orto, que obteve 127 votos. Seu adversário, Fábio Dutra, somou 38 votos.
Vice-presidências definidas
Para a primeira vice-presidência, Suely Lopes Magalhães venceu por uma margem apertada, com 97 votos contra os 88 de Mauro Dickstein. A segunda vice-presidente será Maria Angélica Guimarães Guerra Guedes, eleita como candidata única com 161 votos, enquanto 23 votos foram nulos ou em branco. O terceiro vice-presidente será Heleno Ribeiro Pereira Nunes, que recebeu 126 votos contra 54 de Rogerio de Oliveira Souza.
Eleição para o Órgão Especial
Oito desembargadores foram escolhidos como membros efetivos do Órgão Especial do TJ-RJ:
- Monica Feldman de Mattos (142 votos)
- Elton Martinez Carvalho Leme (132 votos)
- Cristina Tereza Gaulia (125 votos)
- Paulo de Oliveira Lanzillotta Baldez (125 votos)
- Eduardo de Azevedo Paiva (114 votos)
- Joaquim Domingos de Almeida Neto (107 votos)
- Werson Franco Pereira Rêgo (98 votos)
- Cíntia Santarém Cardinali (93 votos)
Pela classe da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o representante eleito foi o desembargador André Emilio Ribeiro von Melentovytch, com 166 votos. Pela classe do Ministério Público, o escolhido foi o desembargador Fernando Fernandy Fernandes, que somou 146 votos.
Suplentes
Os suplentes do Órgão Especial eleitos foram:
- Luiz Eduardo Cavalcanti Canabarro e Ricardo Alberto Pereira, ambos com 124 votos, pela magistratura.
- José Carlos Paes, com 118 votos, pelo Ministério Público.
- Marco Aurélio Bezerra de Melo, com 141 votos, pela OAB.