Ontem, 7/5, teve em São Paulo o lançamento do Guia Michelin 2018, com os restaurantes estrelados do Rio de Janeiro e São Paulo. Claro que é óbvio, ululante, que São Paulo tem muito mais restaurante no Guia que o Rio. Nossa cidade ficou muito tempo sem um roteiro gastronômico digno do nome, e aos poucos vai caminhando para isso.
Na categoria Bib Gourmand, que seleciona os restaurantes pela sua excelente relação qualidade-preço, bem, isso se você é rico, que dos 8 da lista (os mesmos do ano passado), nenhum é exatamente barata. São eles o Artigiano, Bottega del Vino, Lima Restobar, Miam Miam, Oui Oui , Pomodorino, Restô Rio e Riso Bistrô. Para comparação, em Sampa são 25….
E, enquanto em São Paulo, 15 restaurantes tem 1 estrela Michelin, no Rio são apenas 3. Uma estrela significa “Um restaurante muito bom na sua categoria, oferecendo cozinha preparada para um padrão consistente e alto. A visitar, se estiver por perto“. Na nossa cidade estes são o Lasai, do chef Rafael Costa e Silva, o asiático Mee, do Copacabana Palace, comandado por Kazuo Harada, e também o Olympe, dos chefs Claude e Thomas Troisgros.
Mas uma boa notícia para os gourmets cariocas, pela primeira vez tempos um restaurante de duas estrelas, aquele “com uma excelente cozinha e pratos cuidadosamente elaborados, de excelente qualidade. Vale a pena um desvio no caminho“. E esse é o Oro do chef Felipe Bronze, no Leblon. O restaurante entrou para o guia com uma estrela em 2015, saiu em 2016 e voltou no ano passado. Em São Paulo são dois.
Nenhum restaurante do Brasil merece as três estrelas da Michelin, estes são aqueles “que vale uma viagem especial, indicando cozinha excecional, onde os clientes comem extremamente bem, muitas vezes soberbamente. Pratos característicos e precisamente executados, usando ingredientes superlativos“.
Outra novidade do Guia Michelin 2018 é o Prato Michelin, uma nova categoria. Nela, estão presentes restaurantes que oferecem uma boa cozinha, com ingredientes frescos e bem preparados. Ou seja, uma boa refeição.
Com informações do You Must Go.