Os Secretários de Sérgio Cabral

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Conheça os secretários do governo Sérgio Cabral (retirado da Veja Rio). É um secretariado basicamente político, indo contra promessas de campanha de fazer um técnico, apesar de ter escolhido para ser Secretário da Fazenda, o Workaholic, Joaquim Levy, que o link acima destrincha e bota esperanças.

Tem alguns nomes especialmente complicado, o do ex-prefeito e ex-vice governador Conde (PMDB) e da ex-governadora Benedita da Silva (PT), ambos envolvidos em denúncias de corrupção ou de mal uso do dinheiro público. A última, inclusive tendo deixado o cargo de Ministra do governoLula após uma viagem para Argentina paga pelo dinheiro píúblico.

Cabral também mantém em seu secretariado Eduardo Paes (PSDB) que foi candidato contra ele no primeiro turno das eleições para governador, Minc (PT) e Julio Lopes (PP), juntamente com Benedita e Conde são pré-candidatos a prefeito do Rio em 2008. Será que Cabral poderá ter um bom governo com tantos brigando entre si.

Secretário de Planejamento, Controle e Gestão, Sérgio Rui Barbosa – Ex-secretário de Fazenda e Planejamento de Caxias. Bisneto de Rui Barbosa, o administrador já foi conselheiro da Agência Reguladora de Serviços Públicos do estado (Asep).

Advertisement

Secretário de Obras Públicas e vice-governador, Luiz Fernando Pezão – Vereador em Piraí na década de 80, foi eleito prefeito da cidade em 1996 e reeleito em 2000. Por cinco anos, presidiu a Associação de Prefeitos do Estado do Rio.

Secretário da Chefia do Gabinete Civil, Régis Fichtner – Advogado, procurador do estado e professor da Uerj e da Escola de Magistratura. Foi procurador-geral da Assembléia Legislativa, no período em que Sérgio Cabral presidia a casa.

Secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame – Delegado federal, coordenou a Missão Suporte, braço de inteligência das operações da PF no Rio. Também era o coordenador de inteligência dos Jogos Pan-Americanos de 2007.

Secretário de Governo, Wilson Carlos Carvalho – Coordenador-geral da campanha de Cabral, com quem trabalha há dez anos.

Secretário de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes – Diretor do Instituto de Traumato-Ortopedia (Into) desde 2002. Coordenou a intervenção federal em hospitais do Rio e promoveu a revisão de mais de cinqüenta contratos do Into.

Secretário de Educação, Nelson Maculan Filho – Desde 2004, era secretário de Educação Superior do Ministério da Educação. Professor titular da UFRJ, em que foi reitor entre 1990 e 1994.

Secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso – Médico e bacharel em direito, está no quarto mandato como deputado federal. Foi secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do estado (1999) e preside o Partido Socialista Brasileiro (PSB) no Rio.

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno – Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Espírito Santo, foi também presidente do Inmetro e da Petrobras Distribuidora.

Secretário de Transportes, Julio Lopes – O empresário e deputado federal (PP) foi vice-presidente da CPI da Pirataria. É dono dos colégios Centro Educacional da Lagoa (CEL) e Liceu Franco Brasileiro.

Secretário de Habitação, Noel de Carvalho – O deputado estadual (PMDB) e líder do governo na Assembléia foi secretário de Educação do estado (1993) e secretário de Agricultura (1999). Foi prefeito de Resende, sua terra natal, por duas vezes.

Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, c- Deputado estadual (PT), foi reeleito para o quinto mandato consecutivo. Líder estudantil na ditadura militar, foi preso e exilado. É um dos fundadores do Partido Verde.

Secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Christino Áureo – Titular da pasta no governo Rosinha Garotinho, estava licenciado. Foi coordenador de desenvolvimento econômico da Secretaria Executiva do Gabinete do Governador, na gestão de Garotinho. Elegeu-se deputado estadual.

Secretária de Ação Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva – Foi ministra da Ação Social no governo Lula. Vice-governadora eleita em 1998, assumiu o governo do estado no fim da gestão Anthony Garotinho. Duas vezes eleita deputada federal e uma vez senadora pelo PT.

Secretário de Trabalho, Alcebíades Sabino – Em fevereiro de 2005, assumiu a subsecretaria estadual de Meio Ambiente. Foi duas vezes prefeito de Rio das Ostras. Elegeu-se deputado estadual pelo PSC.

Secretário de Cultura, Luiz Paulo Conde – Vice-governador e secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano no governo Rosinha. Foi prefeito do Rio (1997/2000), secretário estadual de Articulação Governamental (2001/2002) e secretário municipal de Urbanismo (1993/1996).

Secretário de Esportes, Lazer e Turismo, Eduardo Paes – Foi candidato a governador pelo PSDB. Subprefeito da Barra e Jacarepaguá no primeiro governo de Cesar Maia, elegeu-se vereador (1996) e duas vezes deputado federal (1998 e 2002). Foi ainda secretário municipal de Meio Ambiente (2000).

Secretaria de Administração Penitenciária (ainda não havia sido anunciado o nome até o meio da semana).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Os Secretários de Sérgio Cabral
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui