Ouse Beer: cervejaria criada por quatro amigas se destaca por homenagens a mulheres ousadas

A marca enfrenta o preconceito em um mercado majoritariamente masculino e homenageia em seus rótulos nomes como Lélia Gonzales, Rita Lee e Valentina Tereshkova

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Um mercado majoritariamente masculino sendo ocupado por mulheres. Essa é a realidade da Ouse Beer, uma cervejaria idealizada e criada por quatro amigas, durante a pandemia. “Percebemos o quanto é um mercado machista e fechado. Decidimos que tentar entrar nesse mercado seria uma ousadia, por isso o nome“, contou Nayla Mohamad, uma das criadoras da marca, que produz suas bebidas em Guapimirim.

A ideia surgiu quando as amigas, Nayla, Graciele Mohamad, Murad Mohamad e Jéssica Mohamad, decidiram tentar fazer uma cerveja. A Jessica, hoje mestre cervejeira da marca, fez um curso rápido e criou a Rita, uma Irish Red Ale.

“Era para ser só uma brincadeira, mas a cerveja ficou muito muito boa! E ai pensamos em abrir uma cervejaria. Investimos, ela fez o curso de tecnologia cervejeira, eu fiz de sommelier… e resolvemos homenagear mulheres ousadas que foram a frente do seu tempo e que nos inspiram“, explicou Nayla.

WhatsApp Image 2023 03 06 at 14.19.24 Ouse Beer: cervejaria criada por quatro amigas se destaca por homenagens a mulheres ousadas
Foto: Divulgação

O preconceito com a marca se mostrou de várias maneiras, desde a recusa em bares até as perguntas vindas de quem não acredita que mulher possa fazer cerveja: “já deixamos de entrar em bar porque somos mulheres… no Mondial De La Biére tinha homem duvidando que a nossa mestre cervejeira era mulher, vinham com perguntas técnicas perguntando se eu era mesmo sommelier para me testar. Mas de forma geral, nós gostamos! Acho que babacas vão existir sempre, né? A gente tenta se posicionar e arrasar bastante nas receitas. É péssimo, mas a gente nunca pensou em desistir“, relatou.

Advertisement

Apesar disso, a experiência no Mondial De La Biére foi boa: “foi muito bacana porque nosso stand era o único mais colorido e com mulheres trabalhando. Para nossa surpresa, chamou muita atenção e foi o maior sucesso“.

Nayla contou ainda que, além de casos assim, elas já sofreram assédio tentando vender a cerveja: “uma vez um dono de um bar disse que só colocaria nossa cerveja lá se nós saíssemos com ele“. Além disso, alguns clientes já se afastam ao ver as mulheres nos rótulos. Isto porque, já nas latinhas, são homenageadas diversas mulheres, como Lélia Gonzales, Rita Lee e Valentina Tereshkova.

WhatsApp Image 2023 03 06 at 14.19.23 Ouse Beer: cervejaria criada por quatro amigas se destaca por homenagens a mulheres ousadas
Foto: Divulgação

Os carros-chefes da marca são a Tina e a Rita. A Tina é uma Tripel com notas condimentadas e bastante aromática, criada com a intenção de trazer um pouco da cultura cervejeira Belga. Já a primogênita da marca, Rita, é um Red Ale com aroma suave de caramelo, com notas de tofee e dulçor residual.

Homenageando a jogadora de futebol Marta, a Ouse Beer juntou a cerveja com a segunda bebida mais popular do mundo: o café. E a Lélia é uma Cream Ale, com leve amargor e aroma de gengibre.

Para saber mais sobre a Ouse Beer e os eventos dos quais ela estará presente, basta acessar as redes sociais da marca.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ouse Beer: cervejaria criada por quatro amigas se destaca por homenagens a mulheres ousadas
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui