‘Outono Cultural’ e ‘Comida di Buteco’ agitam a Ilha Paquetá com programações culturais e gastronômicas

De abril a junho, a Ilha de Paquetá recebe apresentações musicais, exposições, gastronomia diversificada e até uma mostra de cinema ao ar livre para aproveitar a estação

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
O Parque Natural Municipal Darke de Mattos, em Paqueta. Foto: Alexandre Macieira / Prefeitura do Rio

Um coletivo de empreendedores culturais e do turismo sustentável, o Polo Paquetá Cultura e Turismo promove, entre abril e junho, a campanha Outono Cultural na charmosa Ilha de Paquetá.

A retomada da grade completa de horários das barcas que fazem a travessia Praça XV–Paquetá, desde o mês passado, motivaram a iniciativa, muito reivindicada por moradores e turistas. Uma grade regular facilita a vida da população local e oferece mais conforto para os visitantes, já que as opções de horários saltaram de 15 para 22 viagens nos dias de semana e de 12 para 25 viagens nos fins de semana, ampliando significativamente o acesso à ilha.

Para celebrar essa conquista, os empreendedores locais apostam numa programação repleta de atrações culturais e gastronômicas que promete atrair desde antigos frequentadores até novos visitantes, sejam cariocas que buscam um passeio diferente na cidade ou turistas.

Outro trunfo do bairro com cara de cidadezinha do interior é o fato de Paquetá ser um destino bucólico e seguro, em pleno Rio de Janeiro. Com suas ruas de saibro livres de carros, casarios ecléticos, praias, praças e parques emoldurados pela Baía da Guanabara e suas atrações históricas e culturais.

Advertisement

Entre os destaques do Outono Cultural estão apresentações musicais, exposições, uma gastronomia diversificada e até uma mostra de cinema ao ar livre. Confira abaixo mais detalhes sobre a campanha. A programação completa está disponível em: https://ilhadepaqueta.com.br/programacao-outono-cultural/

Comida di Buteco

No front gastronômico, a Ilha de Paquetá é, literalmente, bem servida. E a melhor pedida da estação é experimentar os petiscos especialmente preparados para o festival Comida di Buteco. Em sua 23ª edição, o evento, que este ano tem como tema “Ervas e Especiarias”, conta com cinco casas participantes da região.

Entre as criações locais estão a “Sardinha na Lata” da Casa de Noca, um dos restaurantes mais charmosos do bairro; o “Calafel – do Egito ao Agito em Paquetá”, releitura do falafel tradicional da aconchegante Casinha Amarela; “Oba Oba Baobá”, uma inventiva homenagem do Café e Lanchonete Ilha do Sol à árvore mais famosa da ilha; “Ô Trem Bom Sô”, um trio de pastéis inspirado na cozinha mineira da Pastelaria do Lido; e “Bala dos Amores”, batata assada com camarões do clássico Zeca´s.

Para além do circuito gastronômico, não faltam opções de bares, cafés e restaurantes para compartilhar bons momentos ao redor da mesa. As casas participantes do festival seguem com seu cardápio regular durante toda a temporada e diversos estabelecimentos estão preparados para receber os visitantes que buscam tanto uma refeição mais completa, quanto lanches, petiscos ou uma cozinha mais frugal.

Além de variados tipos de hospedagem para aqueles que desejam pernoitar na ilha para curtir todas as atrações sem pressa e aproveitar o silêncio, o céu estrelado e o celebrado luar que a noite paquetaense tem a oferecer.

Cultura e Lazer

De sexta-feira (21/04) a domingo (23/04), acontece a Mostra Maré Cheia de Cinema, na Praia de São Roque. Ao longo dos três dias do feriadão, serão exibidos 12 curtas e três longas, sempre a partir das 19h30 e as sessões terminam sempre antes do horário da última barca de volta para a Praça XV (23h30 nos fins de semana e feriados).

A música, muito presente no cotidiano da ilha, é outro ponto alto desta programação cultural. A Casa de Artes, palco de memoráveis rodas de samba e choro e apresentações musicais de alta qualidade, recebe, na tarde do sábado (22/04), o Quinteto de Sopros Guanabara, dentro da série Tom de Classe. Com funcionamento aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h, o local oferece, além do variado cardápio de eventos, a exposição gratuita “A História de Paquetá”, o Arte & Gula Café e a Instalação “Série 1+1+1=…”, do artista plástico Valter Lano.

Em relação às atrações permanentes, estão a feira Obras à Mão, que reúne artesãos locais aos sábados, das 11h às 16h, na Praça Bom Jesus do Monte, e a Casa de Cultura José Bonifácio, aberta de quinta a domingo das 8h às 14h. Para conhecer o acervo do Museu de Comunicação e Costumes que funciona no histórico casarão é preciso realizar a visita guiada oferecida às sextas-feiras, sempre às 9h, 10h30 e 12h. O espaço conta com belos jardins, sala de xadrez, sala das bicicletas antigas e o simpático Café do Museu, que convida para uma pausa à sombra das árvores para degustar as delícias locais.

Em maio, acontece a terceira edição do Paquetá Experimenta, festival de arte contemporânea e música experimental na CasaVó, residência artística sediada numa bela casa debruçada sobre a Praia das Gaivotas. Com o tema “D…evolução”, que remete a uma ideia de conciliação entre passado e presente, preservação da natureza e o dito progresso, o evento, que tem idealização e curadoria da artista visual e sonora, arquiteta e produtora Fernanda Metello, contará com exposição de artes visuais e apresentações sonoras de cerca de 20 artistas entre os dias 19 e 21.

Serviço: Circuito Comida di Buteco em Paquetá

  • Casa de Noca Paquetá (Rua Pinheiro Freire, 30 | @casadenocapaqueta)

Quintas, das 12h às 16h; sexta a domingo, das 11h às 17h

  • Casinha Amarela (Praça de São Roque, 25 | @casinhaamarelapaqueta)

Quintas, das 11h às 16h; sexta a domingo, das 12h às 18h

  • Bar e Lanchonete Ilha do Sol (Rua Furquim Werneck, 110 loja D | @ilhadosolpaqueta)

Quintas e domingos, das 11h às 20h; sextas e sábados, das 11h às 22h

  • Bar e Pastelaria Gourmet do Lido (Praia José Bonifácio, 59 | @pastelaria_lido)

Quintas e domingos, das 11h às 20h; sextas e sábados, das 11h às 22h

  • Zeca’s Paquetá (Praça Bom Jesus, 12 | @zecaspaqueta)

Quarta a domingo, das 11h às 22h

Serviço: Outono Cultural Paquetá

  • Mostra Maré Cheia de Cinema (Praia de São Roque)

21 a 23 de abril (sexta a domingo) às 19h30
Programação completa dos filmes em https://ilhadepaqueta.com.br/programacao-outono-cultural

  • Casa das Artes Paquetá (Praça de São Roque, 31 | @casadeartespaqueta)

Sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h
Informações e reservas para shows: 21 992812438

Feira de Artesanato Obras à Mão (Praça Bom Jesus | @feiraobrasamao)
Sábados, das 11h às 16h. Em caso de chuva, o evento será cancelado

  • Casa de Cultura José Bonifácio l Museu de Comunicação e Costumes (Praia José Bonifácio, 119, entrada pela Comendador Laje, 54)

Funcionamento da casa: quinta a domingo, das 8h às 14h
Visitas guiadas gratuitas: sextas-feiras, às 9h, 10h30 e 12h

  • CasaVó (Praia das Gaivotas, 166) | @casavo_paqueta)

Paquetá Experimenta: 19 a 21 de maio
Sexta (19/5), das 10 às 20h
Sábado (20/5), das 10 às 22h
Domingo (21/5), das10 às 16h

Sugestões

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 'Outono Cultural' e 'Comida di Buteco' agitam a Ilha Paquetá com programações culturais e gastronômicas
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 'Outono Cultural' e 'Comida di Buteco' agitam a Ilha Paquetá com programações culturais e gastronômicas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui