O Projeto Ouvidoria Itinerante do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci-RJ) retorna em 2023 mais fortalecido pós pandemia. Trata-se de uma iniciativa do órgão em conjunto com demais ouvidorias de órgãos e instituições parceiras com o objetivo de atender diversas manifestações da população, além de divulgar a importância desse canal entre a administração pública e a sociedade. A ação acontecerá na quinta-feira (25/05), na Praça Cardeal Arco Verde, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, das 10h às 15h.
Para a ouvidora do Creci-RJ, Marcia Nascimento, é um esforço conjunto no sentido de ampliar o conhecimento da sociedade sobre o papel das ouvidorias. “Para além da atuação na mediação de conflitos entre os cidadãos e as instituições, promovemos e divulgamos os direitos à cidadania. O intuito é levar informações para a sociedade de que as ouvidorias garantem que o usuário/cidadão tenha sempre uma resposta para a sua manifestação, devendo ser tratado com cortesia e respeito. Esse acesso à informação contribui para aumentar a eficiência ao elevar a participação social, sendo esse um direito do cidadão e um dever das instituições”, comenta.
Outra finalidade é esclarecer dúvidas em relação à Lei Federal nº13.460/2017 do Código de Defesa do Usuário, que estabelece normas básicas para participação, proteção e defesa dos direitos dos serviços públicos prestados direta ou indiretamente pela administração pública.
A população poderá usufruir também dos serviços oferecidos por cada instituição presente, como consultas a profissionais devidamente habilitados, orientações sobre intermediações imobiliárias seguras, vacinação da gripe, assim como isenção de taxa na emissão de documentos como 2ª vias de RG, certidão de casamento, nascimento ou óbito pela Fundação Leão XIII.
Confira a lista de serviços ofertados:
CRECI-RJ
- Consulta a profissionais corretores de imóveis
- Dúvidas e orientações do mercado imobiliário e atendimento de ouvidoria
MPRJ
- Atendimento da Ouvidoria
Prefeitura RJ
- Atendimento da Ouvidoria
- Solicitação de Serviços – Van 1746 na Pista
AGETRANSP
- Atendimento da Ouvidoria
CRC-RJ
- Facilita Imposto de Renda
DEGASE
- Atendimento da Ouvidoria
DETRO
- Atendimento da Ouvidoria
Fundação Leão XIII
Isenções para:
- Habilitação para casamento
- 2ª via de RG
- 2ª via de certidão de casamento
- 2ª via de certidão de nascimento
- 2ª via de certidão de óbito
JUCERJA
- Atendimento da Ouvidoria
OABRJ
- Atendimento da Ouvidoria
Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística
- Central Atendimento da Ouvidoria
Divisão de Vigilância em Saúde (CMS Rocha Maia)
- Vacinação de Gripe
Secretaria do Trabalho (Sine)
- Serviço de Busca de Vagas
SAC-COPACABANA
- Atendimento à População
- Serviço de Estética
AMACOPA
- Atendimento da Ouvidoria
ABO-RJ
- Atendimento da Ouvidoria
Ouvidores em Ação
- Atendimento da Ouvidoria
Corretores tem é que parar de cobrarem corretagem (como também advogados pararem de cobrar honorários) cujos valores são verdadeiros roubos sobre o patrimônio dos clientes porque sobre percentual em cima do patrimônio alheio…
A tabela deveria ser valor fixo por ato.