Paço Imperial inaugura programação de exposições no Centro do Rio

Público poderá visitar as mostras a partir de 13 de novembro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Obra da exposição
Obra da exposição "Iluminações Poéticas". (Foto: Divulgação/Paço Imperial)

Nesta quarta-feira (13/11), o Centro do Patrimônio Paço Imperial, unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na Praça XV, abre as portas para um novo bloco de exposições, reunindo quatro mostras que reúnem arte contemporânea, patrimônio cultural e a valorização de novos talentos. As exposições “Entre Nós”, “Frente a Frente”, “Iluminações Poéticas” e “Formação 2024” combinam estilos e temas variados.

Nesse conjunto de exposições, o Paço Imperial mais uma vez reúne projetos de diferentes origens, da arte contemporânea saudita, que pela primeira vez é mostrada no Brasil, à produção de artistas recém-formados pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Também teremos exposições de artistas contemplados pela Bolsa ZUM, promovida pelo Instituto Moreira Salles, e do renomado artista Cesar Oiticica”, comenta a diretora do Paço Imperial, Claudia Saldanha.

Com entrada gratuita, as quatro mostras estarão abertas ao público até fevereiro de 2025, de terça a domingo, das 12h às 18h.

“Entre Nós”

Organizada pelo Instituto Moreira Salles, a exposição “Entre Nós” apresenta cerca de 200 obras comissionadas pela Bolsa ZUM/IMS, destacando temas como ancestralidade, deslocamentos migratórios, desafios ambientais e as complexas tramas da identidade. Com trabalhos de 20 artistas e coletivos, incluindo Aline Motta, que explora memórias e apagamentos ligados à travessia atlântica em “A água é uma máquina do tempo”, e Glicéria Tupinambá, que aborda a recuperação dos mantos sagrados Tupinambá, a mostra convida o público a uma reflexão sobre a herança e a resistência cultural.

“Através de múltiplos olhares, essa exposição revela a potência da imagem e de sua relação com temas sociais urgentes. A diversidade dos suportes e temas cria uma experiência envolvente que traz o passado para o presente, permitindo uma reflexão mais ampla sobre o papel da memória na sociedade contemporânea”, comenta Thyago Nogueira, curador do IMS.

“Frente a Frente”

Em “Frente a Frente”, o artista César Oiticica, único integrante vivo do Grupo Frente, revive a força do movimento construtivo brasileiro. A exposição exibe 20 obras inéditas ou pouco vistas do artista, além de relevos espaciais recentes que exploram a tridimensionalidade e a cor de forma intensa. Com curadoria de Paulo Venancio Filho, a mostra reúne obras criadas nos anos 1950, durante o auge do Grupo Frente, assim como novos trabalhos que refletem a continuidade de sua pesquisa plástica.

O Grupo Frente marcou uma ruptura significativa na arte brasileira, apresentando uma visão lúdica e inovadora da forma e da cor. Retomar essas obras permite resgatar um momento revolucionário na nossa história artística e revisitar os conceitos que ali nasceram”, afirma Oiticica, que se vê como um “guardião” da arte construtiva.

Os desenhos e relevos exibem a singularidade do movimento, que abriu caminho para o neoconcretismo, trazendo ao público o que o curador chama de “polirritmia estrutural”, na qual cores e formas dialogam em uma construção visual que transcende o espaço bidimensional.

“Iluminações Poéticas”

A exposição “Iluminações Poéticas” marca a estreia da primeira mostra itinerante de arte contemporânea saudita no Brasil, revelando ao público brasileiro um pouco do cenário artístico do Reino da Arábia Saudita. Com curadoria de Diana Wechsler, a exposição exibe 25 obras de 17 artistas sauditas, abordando temas como simbolismo cultural, deserto, identidade e questões ambientais. A instalação The Ground Day Breaks, de Muhannad Shono, ocupa o pátio interno do Paço Imperial com uma imensa obra de areia, remetendo à finitude e ao ciclo da vida.

Iluminações Poéticas busca romper barreiras culturais, trazendo ao Brasil um novo olhar sobre a riqueza da cultura saudita e seu diálogo com o presente”, destaca Mona Khazindar, conselheira do Ministério da Cultura da Arábia Saudita.

A mostra, que após o Rio de Janeiro seguirá em turnê internacional, oferece ao público uma imersão na cultura saudita por meio de uma diversidade de suportes, como vídeo, neon, instalações têxteis e fotografias. Cada obra expõe as complexidades e os contrastes de um país em transformação, oferecendo uma rara oportunidade de conhecer a expressão artística contemporânea do Oriente Médio.

“Formação 2024”

Fechando o circuito, a exposição “Formação 2024” apresenta as criações de 20 formandos do curso de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Com curadoria de professores e participação ativa dos alunos, a mostra destaca a diversidade de abordagens e técnicas desenvolvidas durante a graduação, como pintura, escultura, instalação e vídeo. Além disso, a exposição inclui um programa educativo liderado por alunos de licenciatura e um catálogo crítico assinado por estudantes de História da Arte.

O contato com o público e a crítica neste espaço emblemático do Rio é fundamental para os alunos, pois reforça o valor do trabalho coletivo e da inserção na cena cultural da cidade”, afirma a professora Maria Moreira, coordenadora do projeto.

As obras abordam temas identitários e sociais, como questões de raça, gênero e luta por igualdade, refletindo a diversidade e a intensidade da produção artística jovem no Brasil. Além da exibição, os alunos terão a oportunidade de defender publicamente suas monografias no Paço Imperial, o que promete ampliar o diálogo com a sociedade.

Serviço:
Inauguração
: 13 de novembro de 2024
Visitação: 13 de novembro a 2 de fevereiro de 2025 – Terça a domingo e feriados, das 12h às 18h
Local: Paço Imperial – Centro Cultural do Patrimônio Paço Imperial
Endereço: Praça Quinze de Novembro, 48, Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Entrada gratuita

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Paço Imperial inaugura programação de exposições no Centro do Rio
lapa dos mercadores 2024 Paço Imperial inaugura programação de exposições no Centro do Rio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui