Paço Imperial promove apresentações gratuitas de violonistas

Série "Violonistas Compositores" começa no dia 1° de agosto, na Sala dos Archeiros

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Agenda começa no dia 1° de agosto, na Sala dos Archeiros
Agenda começa no dia 1° de agosto, na Sala dos Archeiros (Foto: Divugação)

A partir de 1° de agosto, o Centro Cultural do Patrimônio Paço Imperial (CCPPI), no Centro do Rio, irá promover a série “Violonistas Compositores”, com apresentações semanais, sempre às quintas-feiras, às 12h30, na Sala dos Archeiros. A unidade especial integra o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)

O evento celebra a riqueza e a diversidade da música violonística contemporânea e traz um cronograma repleto de talentos. Entre os destaques estão Luiz Octávio Braga, Marcos Farina, Cyro Delvizio, Vicente Paschoal, Fábio Adour e Luis Carlos Barbieri, cada um apresentando ao público composições autorais e versões de outros compositores. A entrada é gratuita e sujeita a lotação.

Confira o cronograma de apresentações:

1° de agosto – Luiz Octávio Braga e Marcos Farina

Luiz Otávio Braga apresenta canções próprias e de outros compositores como Antonio Rovira e Leo Brouwer. Marcos Farina, por sua vez, toca canções autorais como “Intuição do instante” e “Choro valsado”.

8 de agosto – Cyro Delvizio

Cyro Delvizio apresenta músicas de Agustin Barrios e seus amigos brasileiros, além de composições próprias como a Sonata “Homage to Agustin Barrios”.

15 de agosto – Vicente Paschoal

Vicente Paschoal apresenta “Prelúdios e Dedicatórias”, uma coletânea de peças introspectivas e técnicas.

22 de agosto – Fábio Adour

A apresentação de Fábio Adour inclui “Suíte Sacana” e obras de outros compositores como Arthur Kampela e Daniel Ganc.

05 de setembro – Luis Carlos Barbieri

Luis Carlos Barbieri apresenta peças de diversos compositores, incluindo Garoto, Tom Jobim, e arranjos próprios.

Sobre os músicos:

Luiz Octávio Braga

Violonista e compositor, é natural de Belém do Pará. Participou de discos e concertos com notáveis da música urbana popular do Brasil, como Radamés Gnattali, Chico Buarque, Nara Leão, Cartola, Elizeth Cardoso, Cláudia Savaget, Paulo Moura e Zezé Gonzaga, entre outros. Integrou a Camerata Carioca e foi precursor do ciclo de Oficinas de Choro Instrumental no Brasil.

Marcos Farina

É professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atuou profissionalmente durante 20 anos como membro do grupo de choro Galo Preto, com o qual fez concertos no Brasil, México, Suécia e Portugal. Já gravou com os sambistas Elton Medeiros e Nelson Sargento.

Cyro Delvizio

Doutor em Artes pela USP, atua principalmente como violonista, compositor e pesquisador. Realizou 130 concertos em todos os estados brasileiros com o Duo Cancionâncias pelo projeto SESC Sonora Brasil. É autor do livro “Agustín Barrios no país do sonho”, publicado também em inglês na versão Kindle E-book.

Vicente Paschoal

Músico e compositor, se dedica não somente à música instrumental, mas também ao universo popular do cancionista brasileiro. Atuou como solista nas principais salas de concerto do Brasil, acumulando prêmios em concursos nacionais de violão, como o Souza Lima e o Musicalis, importantes e tradicionais prêmios do Brasil.

Fábio Adour

Realizou apresentações nas principais salas de grandes capitais e foi solista frente à Orquestra Sinfônica Brasileira, executando o concerto para violão e orquestra de Villa-Lobos, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Foi regente da Gerais Big Band e da Camerata de Violões da Escola de Música, da UFMG.

Luis Carlos Barbieri

Ficou conhecido pelo seu trabalho no Duo Barbieri-Schneiter, com o qual realizou, por 14 anos, concertos no Brasil, América Latina e Europa. Como solista, gravou seis álbuns. Já atuou como apresentador do programa Violões em Foco, da Rádio MEC-FM, e participou do programa Partituras, da TV Brasil, inteiramente dedicado ao seu trabalho com versões da MPB para o violão.

Serviço
Data
: de 1° de agosto a 5 de setembro, às quintas-feiras
Horário: 12h30
Local: Centro Cultural do Patrimônio Paço Imperial (CPPI/Iphan)
Endereço: Praça XV de Novembro, 48, Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Entrada Gratuita

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Paço Imperial promove apresentações gratuitas de violonistas
lapa dos mercadores 2024 Paço Imperial promove apresentações gratuitas de violonistas

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui