Paço Imperial recebe visita guiada com Cláudia Lyrio à exposição “O Manuscrito”

Neste sábado (29/03), a artista Cláudia Lyrio realiza visita guiada à exposição “O Manuscrito” no Paço Imperial, no Centro do Rio, com participação da curadora Marisa Flórido Cesar.

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

A artista Cláudia Lyrio realiza neste sábado, 29 de março, às 14h, uma visita guiada à sua exposição “O Manuscrito”, em cartaz no Paço Imperial, no Centro do Rio. A atividade contará também com a presença da curadora Marisa Flórido Cesar e é uma oportunidade para o público conhecer de forma mais profunda as cerca de 70 obras reunidas na mostra.

PUBLICIDADE

A exposição, segundo a própria artista, é “uma exposição para se ler-ver sobre tela”, e apresenta um percurso visual e poético que une escrita, imagem, silêncio e memória. Com formação em Pintura e Letras, além de Mestrado em Literatura pela UFRJ, Cláudia Lyrio entrelaça arte e ficção literária em pinturas, desenhos, colagens, aquarelas e livros de artista.

Dividida em seis conjuntos — Manuscritos; Aquarelas Flora Liriensis; Futuros Possíveis; Labirintos; Livros de Artista; e Paisagens —, a exposição propõe uma narrativa híbrida e fragmentada. O núcleo central, Manuscritos, é um livro de autoficção composto por telas de grande formato (199x97cm), em que cada uma representa uma “página” escrita, desenhada e pintada por personas da artista, como a escritora, a arqueóloga, a naturalista melancólica.

“O Manuscrito” é uma compostagem de fragmentos e camadas de uma caligrafia pessoal (…) o esboço de um livro que um dia viria a ser editado”, afirma Cláudia Lyrio sobre a obra iniciada durante o confinamento da pandemia, marcada por reflexões sobre finitude, colapso e catástrofe ambiental.

A exposição, com entrada gratuita, permanece em cartaz até 11 de maio, de terça a domingo, das 12h às 18h. A visita guiada deste sábado também celebra os 40 anos do Paço Imperial como centro cultural e unidade do Iphan, instalado em um casarão do século XVIII.

Com especialização em História da Arte e da Arquitetura no Brasil pela PUC-Rio e doutoranda em Artes Visuais pela UFRJ, Cláudia Lyrio tem trajetória marcada pela participação em exposições no Rio de Janeiro, Fortaleza, Belo Horizonte, Blumenau, Juiz de Fora, entre outras cidades, além de ter sido selecionada para a Bienal PÓSVERSO 2024, na Argentina.

Serviço
Exposição: O Manuscrito – Cláudia Lyrio
Visita guiada: Sábado, 29 de março, às 14h
Local: Paço Imperial – Praça XV de Novembro, 48, Centro – Rio de Janeiro
Entrada: Gratuita
Instagram: @claudialyrioarte
Em cartaz até: 11 de maio, de terça a domingo, das 12h às 18h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Paço Imperial recebe visita guiada com Cláudia Lyrio à exposição “O Manuscrito”ddr newsletter Paço Imperial recebe visita guiada com Cláudia Lyrio à exposição “O Manuscrito”
lapa dos mercadores 2024 Paço Imperial recebe visita guiada com Cláudia Lyrio à exposição “O Manuscrito”

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui