O prefeito Eduardo Paes anunciou nesta segunda-feira (2) a implementação de um “choque de civilidade” em seu quarto mandato à frente da Prefeitura do Rio de Janeiro. A medida vai além do tradicional choque de ordem, envolvendo o comportamento da população e a utilização de espaços públicos de forma mais responsável.
O conceito de civilidade
Paes destacou que a civilidade está relacionada a atitudes individuais e coletivas, como respeito às regras, uso consciente de espaços públicos e convivência harmoniosa. Em entrevista, ele exemplificou:
“Civilidade tem a ver com o carioca ser menos egoísta no uso do espaço público, como as praias. Isso inclui baixar o volume das caixas de som para respeitar o espaço dos outros. Também significa que motociclistas evitem trafegar pelas calçadas ou na contramão. É um conceito que ultrapassa a ideia de choque de ordem, pois envolve postura, boas práticas e o poder do Estado para fazer valer as regras.”
O deputado federal Pedro Paulo Carvalho Teixeira, que integra a equipe de transição, explicou que o choque de civilidade busca promover o diálogo sobre boas práticas e comportamento, enquanto o choque de ordem é associado à aplicação coercitiva das regras.
Operações no BRT como exemplo
Paes e sua equipe destacaram que o conceito de civilidade já está sendo aplicado em ações como as operações realizadas no BRT para combater irregularidades, como depredações. Essas medidas ilustram o equilíbrio entre o incentivo à boa conduta e o uso de ferramentas coercitivas para garantir o cumprimento das normas.
Com o anúncio do choque de civilidade, Paes reafirma seu compromisso com uma gestão que valorize não apenas a ordem pública, mas também a construção de uma convivência mais harmoniosa entre os cariocas e os espaços da cidade.
Agora é tarde para o tal choque de civilidade….Desde o fatídico Leonel Brizola, não só a cidade mas todo o estado, vem sendo afligido por essa extrema-esquerda que são cães gulosos, são iguais a gafanhotos, por onde passam deixam um rastro de destruição. Só não vê quem é burro mesmo. A cidade esta destruída, será difícil recuperá-la.
Vendedores ambulantes tomaram conta das calçadas, favelas em expansão tomando conta das encostas e áreas preservadas, pichações, roubos, tráfico, milícia e tantos outros problemas…Precisamos de um Nayib Bukele no Brasil.
Que tal começar pelos carros da 19DP estacionados na calçada da Rua General Espirito Santo Cardoso? Carros oficiais e carros particulares de quem trabalha lá.
Uma prova de que os ditos pensam que são donos da cidade. Tudo podem . . .
A experiência de 12 anos a frente da prefeitura não lhe deu a capacidade de implantar isso? Dizer agora que vai dar “choque de civilidade” é um tapa na cara do cidadão que cuidava e cuida do seu espaço enquanto é esculachado com som alto, mendigo ou cracudo na porta, obra irregular, gatonet, som alto com bar clandestino, comércio irregular na calçada ao lado da casa, calçadas quebrada por concessionárias com a permissão das várias SMs da administração municipal, ficando a multa de conservação por conta do proprietário, o carro estacionado irregularmente nas ruas e calçadas. Alias, as Secretarias são o elo destrutivo da equação, já que auxiliares são indicados pelo executivo, ficam um tempo liberando geral e depois são premiados com votos e cargos no legislativo . Temos uns 200K de servidores em toda a máquina recebendo salário que adoram a administração e que também é parte do problema, senão o todo, pela leniência com a que cuida da coisa pública. Afinal, com as diretivas do prefeito de que a nossa cidade é do samba, do bar, da festa e da cerveja, o ordenamento e a civilidade é a ultima coisa a ser pensada. Mas é fácil repelir a culpa e dar tapa na cara do cidadão. Parabéns aos envolvidos, digo, aos eleitores. A culpa é de vocês.
No tempo em que éramos governados pelos militares, quando esses amavam nossa nação, haviam campanhas na mídia (sujismundo) dentre outras para educar a população! O povo tinha consciência de seus deveres, mesmo antes de seus direitos! Acho difícil hoje a grande mídia aderir a campanhas de educação correta, estão sim, contribuindo para desinformação e deseducação! justamente o inverso do que gostaríamos!
REGRAS DE CIVILIDADE
Vejo tantas benfeitorias que vem sendo trazidas para nossa cidade e muitas delas se perdem por uma falha enorme das prefeituras no Brasil: elas não se preocupam com seu papel educacional para o uso adequado daquilo que introduzem no cotidiano da população.
De um modo geral a Prefeitura reclama que o povo estraga o que ela lhe oferece, mas não se preocupa em oferecer o referencial (que o povo não tem) sobre a forma correta de utilizar o que ele recebe.
Regras simples como postar-se à direita nas escadas rolantes para deixar espaço para quem quiser subir os degraus à esquerda, ou esperar quem desce do VLT, trem ou metrô sempre à direita, sair destes veículos também sempre pela direita, para facilitar a entrada e a saída das pessoas destes meios de transporte.
É bom lembrar que nem todos têm a oportunidade de viajar para países civilizados no exterior, e ver os bons costumes e o comportamento correto praticados nestes locais.
Por outro lado, aqui no Rio de Janeiro não existem campanhas ou orientações através de cartazes afixados nos locais de uso (como nas escadas rolantes) ou orientações através do sistema de som dos vagões, para que o povo perceba que existe uma maneira mais racional de se usar o transporte público, de forma a facilitar a vida de todos.
Não basta disponibilizar as benfeitorias… Nada disso se preserva se o povo não for orientado para usá-las de forma correta e adequada.
Não basta culpar a população pelo mau uso de seus recursos: o poder público também tem a obrigação de passar os referenciais de uso de tais recursos, pois o povo em geral não foi educado para isso. Ele precisa aprender qual a é a melhor maneira de se usar os recursos locais, para aproveitar melhor todas as novidades que são inseridas em seu cotidiano.
Todas essas transformações trazidas pelas Olimpíadas em pouco tempo se perderão se não forem acompanhadas pela educação do povo para mudar também o próprio comportamento, e a Prefeitura do Rio de Janeiro sempre perde uma ótima oportunidade para fazer isso de forma efetiva e sistemática.
Se as pessoas ouvem ou leem as orientações, podem até respeitar no início para não se exporem perante às demais, mas depois de um tempo começam a incorporar e repetir os procedimentos negativos por hábito.
O que se pode dizer da Prefeitura do Rio de Janeiro neste contexto hoje ?
Vejo a Prefeitura do Rio de janeiro completamente ausente nestas questões de educação e de civilidade… apenas se reclama da falta de educação do povo, mas nem esta Prefeitura, nem este governo estadual contribuem em nada para mudar tal realidade, como na campanha do “Lixo Zero” e na da proibição do cigarro em locais fechados.
É preciso lembrar sempre que os cariocas muitas vezes não trazem esta educação e estas regras de casa, pois seus pais estão fora trabalhando para prover o sustento de seus filhos.
É preciso se instituir campanhas permanentes de boa educação, de bom uso dos aparatos públicos, como transportes, praças, espaços ao ar livre, museus, etc…
Os canais de televisão em nossa cidade também deveriam ser convidados a criar suas próprias propagandas de bom comportamento, que seriam divulgadas durante sua programação. Um minuto bastaria para começar a conscientizar a população carioca da importância de se comportar bem em sociedade, da importância de se ser bem educado.
Ninguém no mundo é mais educado do que nós – porém povos civilizados seguem as regras institucionalizadas em seus países, vivem em países com regras rígidas de boa conduta e de comportamento, e são multados em altas quantias quando não cumprem o que deveriam cumprir em termos de bom comportamento.
P.S.: Eduardo Paes deve começar deixando apodrecer na cadeia estes animais que queimam ônibus pela cidade como forma de protesto, além de fazer estes arruaceiros pagarem pelos prejuízos, pois cada ônibus custa mais de um milhão de reais…
Afinal os ônibus são bens públicos e estes marginais têm que pagar pelo prejuízo causado aos moradores de nossa cidade.
Perfeito. Parabéns pela clareza e definição de seu comentário.
Magneto falando em choque de civilidade… Che a ser um deboche! O povo do RJ merece esse LIXO!
Kkkkkkkk esse cara é um deboche…
Em Bangu e outros bairros motos e carros e camelos e bandidos de toda a espécie em cima do calçadão !! Tem de tudo…. Só não tem espaço para os pedestres !
#FICADICA
Enquanto não tomarem uma providência drástica em relação aos motoqueiros, ele vão continuar andando na contra mão e por cima das calçadas. Uma multa gravíssima (7 pontos e 293,47) já ajudaria bastante. Só que pra isso a PM tem que atuar com firmeza.
Prefeito Eduardo Paes, a prefeitura com essa sua ação já está atrasada e com certeza só irá dar certo com o apoio do MP e da nossa “honrosa” justiça, senão é chover no molhado.