Paes anuncia decreto com protocolos para a liberação de eventos no Rio

Paes também foi questionado sobre a possibilidade de presença de público nos jogos de futebol do campeonato carioca. A Secretaria de Saúde considera a medida pouco provável

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Eduardo Paes, prefeito do Rio - Foto: Reprodução/TV Globo

Nesta sexta-feira (14/05), durante a divulgação do 19° Boletim Epidemiológico do Rio, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou que será publicado no início da próxima semana um decreto com protocolos para o retorno de eventos na cidade.

Essa é uma decisão já tomada, falta acertar detalhes. Muito provavelmente na segunda-feira ou na terça, nós vamos publicar um decreto em que estabelecemos a possibilidade da volta de realização de eventos com uma série de protocolos”, afirmou.

Para que o retorno ocorra de maneira segura, o prefeito reforçou que todos os protocolos de segurança devem ser seguidos. Ele citou alguns protocolos que as empresas de eventos devem seguir, e mencionou que eles podem ser flexibilizados conforme a vacinação avançar na cidade.

Será possível realizar eventos desde que as pessoas sejam testadas, nesse teste mais rápido no dia da realização da festividade. E depois, retestadas um período depois. Nesse primeiro momento haverá um conjunto de regras, e a medida que a imunização avance, as regras podem flexibilizar, mas o decreto deve estabelecer parâmetros bem claros para que algumas atividades possam retornar com segurança. Temos discutido muito com a indústria de eventos e podemos publicar essa medida”, disse.

O prefeito disse que está conversando com a Secretaria de Saúde para alinhar os últimos detalhes do novo decreto e mencionou que se trata de uma discussão técnica.

Ao Blog do Edimilson Ávila, o secretário de Saúde de Paes, Daniel Soranz, adiantou alguns dos protocolos:

  • Cada evento precisará contratar um médico e um laboratório responsáveis;
  • No dia do show, pelo menos 12 horas antes, todo o público deverá ser testado pelo laboratório contratado;
  • Exames feitos em qualquer outro lugar não valerão;
  • Quem tiver mais de 60 anos e/ou comorbidades precisará comprovar ter tomado a segunda dose da vacina pelo menos 14 dias antes;
  • A preferência é para locais abertos, mas shows em casas de espetáculo não estão proibidos;
  • A autorização para o evento pode demorar até 45 dias.

Soranz também explicou que não haverá um limite de público específico. A lotação autorizada dependerá do local e do tipo de evento.

Estádios

Paes também foi questionado sobre a possibilidade de presença de público nos jogos de futebol do campeonato carioca. Ele afirmou que só tomaria uma decisão após a consulta da Secretaria Municipal de Saúde. Por sua vez, o secretário municipal da saúde, Daniel Soranz, disse que recebeu uma proposta do Flamengo para o retorno do público nos jogos, seguindo protocolos de segurança, e classificou a possibilidade como pouco provável a adesão a medida neste momento.

Isso ainda é bem pouco provável, mas tecnicamente todas as análises vão ser feitas. Vamos analisar os números que eles nos enviaram e também os dados da contaminação na cidade”, concluiu o secretário.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Paes anuncia decreto com protocolos para a liberação de eventos no Rio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui