Nesta terça-feira (01/03) – aniversário da Cidade – o prefeito do Rio, Eduardo Paes, gravou um vídeo pedindo um “presente” para o governador Cláudio Castro e para o presidente da Alerj, André Ceciliano. Na publicação, ele pede que o prédio anexo localizado nos fundos do Palácio Tiradentes, na região do Largo do Paço, seja implodido.
No vídeo, o prefeito cita que foi feita a implosão da Perimetral e destaca a arquitetura da região, afirmando que ela merece ser valorizada. As elogiadas obras que restauraram a visão do mar e a grandiosidade da Praça XV foram autoria do alcaide, em mandato anterior.
“Nós tiramos a Perimetral daqui, estou aqui na Praça XV, olha que arquitetura fantástica que tem aqui. Tem o Paço Imperial, o chafariz do Mestre Valentim, o Palácio Tiradentes… e aí tem esse trambolho aqui atrás, que é esse anexo da Assembleia Legislativa“, diz Paes no vídeo.
Ele ainda continua: “É o meu pedido de presente de aniversário para os cariocas. Governador Cláudio Castro e presidente André Ceciliano, dá isso aí para a Prefeitura para a gente tirar isso aí da frente. Vamos implodir e abrir essa facada linda da nossa cidade“.
Nos comentários, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões, defendeu a ideia do prefeito.
“Seria mesmo um baita presente! Esse prédio é muito feio e está literalmente caindo aos pedaços. Lembro bem do meu ex-gabinete…“, comentou.
Segundo informações da ALERJ, o prédio anexo já teria sido devolvido pela Assembleia ao Governo do Estado, que hoje é seu dono e possuidor. Originalmente da União Federal, foi cedido ao governo fluminense.
Concordo que, quando se olha o entorno, o prédio não combina com o resto do conjunto arquitetônico.
Mas, numa cidade em que, a falta de equipamentos de atendimento a população é mais que evidente, não seria melhor transformar o prédio num conjunto hospitalar, tipo uma policlínica?
A não ser que o custo de uma reforma seja inviavél.
Ao Senhor Prefeito Eduardo Paes, tenho admitir que o referido prédio destoa de toda a arquitetura do entorno da Praça XV, porém o mesmo tinha um projeto de ser um Hospital do Olho nos moldes do existente em Duque de Caxias e que iria servir bem mais a população do Rio de Janeiro do que simplesmente jogar o mesmo ao chão, precisamos e devemos priorizar os nossos parcos recursos e evidente a necessidade da instalação de um novo Hospital dessa magnitude em nossa cidade.
Como dizem: “opinião é igual bunda, cada um tem a sua”. Eu, particularmente, estou muito feliz em ver um prefeito legitimamente carioca e visionário que já alavancou a economia e a autoestima da cidade uma vez e, dentro do possível, está tentando fazer isso novamente. Muito melhor que o anterior que abandonou a cidade e seus cidadãos, quase destruiu patrimônios culturais imateriais e ficou como uma barata tonta em meio a uma pandemia (neste momento praticamente já erradicada). O cara parecia ter raiva do Rio, muito diferente do atual que encherga a cidade e seu potencial, sem ignorar sua vocação, ao contrário, buscando justamente aí a geração de empregos e melhorias para todos nós.
É o cara que cuida da cidade como se cuidasse da própria casa. Afinal, É a dua (e nossa) casa!!!
Mesmo que o prédio esteja destoando do conjunto histórico, não seria prioridade para o momento. Melhor seria tentar adequar o estilo reformando a edificação ou manter considerando as diferenças e a coexistência de formas. Não podemos jogar dinheiro fora ainda mais em tempos de crise: PANDEMIA, guerra, inflação, gente com fome, servidor sem revisão geral anual…
Rodrigo, vc seria parente da Miriam Phanardzis?
Eduardo Paes em vez de ficar preocupado com o trambolho, olha pelo servidor municipal da saúde. Cadê nosso Pccs que vc prometeu em campanha. E nosso reajuste salarial?
Incrível como Paes, que ESTÁ prefeito por 4 anos, por manipulação nas urnas e cumprindo o mandato por liminar, como o executor dos planos da quadrilha metade presa e metade solta, das pessoas mais cínicas que já chegaram ao governo com várias eminências pardas, contrutores, bancos, advogados, investidores, golpistas, bicheiros etc e tal… Tudo e todos sendo investigados e monitorados. Um dia a casa cai… A internet está aí para isso. Mas não se importam. Tranquilamente metem o pé na porta e mandam se entender com a justiça. Contra docs e leis, não há argumentos. Nada vai ser como antes depois da perda da vida de inocentes por conta de guardanapos franceses. ESTAMOS DE OLHO NA GRILAGEM.
Isso aí é mentira… mas, pra quem acredita em Aliens, zona 51, essas coisas, deve ser verdade.