Paes entrega as chaves da cidade ao Rei Momo e o carnaval começa oficialmente no Rio

Tradicional cerimônia de abertura da folia aconteceu no Palácio da Cidade, em Botafogo; a realeza do carnaval é formada pelo Rei Momo Djferson Mendes da Silva e a Rainha Mari Mola

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Alexandre Macieira | Riotur

O Carnaval 2023 está oficialmente aberto no Rio de Janeiro! O Prefeito do Rio, Eduardo Paes, realizou a tradicional cerimônia da entrega das chaves ao Rei Momo nesta sexta-feira, (17/02), no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul da capital.

Antes da solenidade, aconteceu um mini baile de carnaval no Palácio. Em ritmo de festa, a banda da Guarda Municipal tocou marchinhas de carnaval e houve um show da bateria da Acadêmicos do Grande Rio, atual campeã do Grupo Especial.

A realeza do carnaval conta, neste ano, com o Rei Momo Djferson Mendes da Silva e a Rainha Mari Mola. Eles receberam a chave ao lado das duas princesas, Monalisa Lucia Souza de Carvalho e Rhuanda Monteiro Risso.

Rei Momo

Em 2023, a figura do Rei Momo completou 90 anos de existência. A figura carnavalesca surgiu em 1933, após um cronista do jornal A Noite apresentar aos carnavalescos a figura de um boneco que era feito com papelão e sugeriu que ele se tornasse o comandante oficial da folia carioca.

Advertisement

Já em 1934 foi realizado o primeiro concurso para a escolha de um rei que fosse de carne e osso e presentasse o carnaval. O primeiro Rei Momo foi Moraes Cardoso e seu reinado durou por 14 anos, acabando somente em 1948.

Confira a Agenda dos Blocos de Rua do Rio de Janeiro em 2023

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Paes entrega as chaves da cidade ao Rei Momo e o carnaval começa oficialmente no Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui