O Réveillon de Copacabana promete ser mais seguro e organizado do que nunca. Com a expectativa de atrair mais de 2 milhões de pessoas para a famosa orla carioca, a Prefeitura do Rio, em parceria com as forças de segurança, anunciou um planejamento de alto nível para garantir tranquilidade a moradores e turistas durante a maior festa de fim de ano da cidade. Durante uma coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (26/12), no Centro de Operações, o prefeito Eduardo Paes detalhou o esquema que contará com mais de 3 mil policiais, além de tecnologia de ponta para monitoramento e controle.
O esquema de segurança será robusto e contará com a colaboração da Polícia Militar, da CET-Rio e de outros órgãos municipais. Paes garantiu que será uma festa segura e organizada.
Ao todo, 17 ruas de Copacabana, todas com acesso à orla, serão bloqueadas já a partir das 8h do dia 31 de dezembro. A CET-Rio, como de costume, será responsável por fechar algumas vias e proibir o estacionamento em determinados pontos, facilitando o trânsito e a circulação de viaturas e pedestres. A operação de interdição de ruas começará no dia 30, às 18h, com a Avenida Atlântica sendo fechada em suas duas pistas a partir das 8h do dia 31.
Tecnologias avançadas para monitoramento
A segurança será reforçada com 78 torres de monitoramento instaladas pela Polícia Militar, além de detectores de metal e câmeras de reconhecimento facial. Os dispositivos ajudarão na identificação de possíveis ameaças e na vigilância constante das multidões. Dois drones também estarão sobrevoando a área.
Todas as imagens captadas pelas câmeras, tanto as instaladas nas vias públicas quanto as acopladas nos uniformes dos policiais militares, serão transmitidas em tempo real para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que centraliza todas as informações e coordena a ação das forças de segurança.
Mais de 100 operadores de diversas secretarias e de órgãos operacionais da Prefeitura do Rio estarão de plantão na sede do COR, na Cidade Nova, acompanhando uma visão geral das festas que estarão sendo realizadas pela cidade. Os operadores terão contato direto com os organizadores das celebrações, o que facilitará o deslocamento de equipes de emergência, caso necessário.
O que não pode levar
Além dos esforços para garantir a segurança, algumas medidas também visam à organização do evento. Quem planeja passar a virada do ano na areia de Copacabana deve estar atento a algumas proibições. Não será permitido o uso de garrafas, copos ou taças de vidro, visando a prevenção de acidentes, assim como facas e objetos cortantes. A comercialização de garrafas de vidro por ambulantes e o cercamento de áreas públicas por barraqueiros também estarão proibidos.