
A Câmara Municipal do Rio de Janeiro (CMRJ) recebeu, nesta segunda-feira (17), um projeto do prefeito Eduardo Paes (PSD) para que o 7 de julho, uma segunda-feira, seja declarado feriado por conta da realização de cúpula dos Brics, nos dias 6 e 7 do mesmo mês.
Ao todo, são esperados chefes de estado de 20 países entre membros efetivos e convidados. O Brics é integrado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Emirados Árabes. O Brasil ocupa a presidência rotativa da entidade.
No sábado (15), o chanceler Mauro Vieira confirmou a realização do encontro na capital fluminense, segundo O Globo. Dada a quantidade presumida de comitivas, a Prefeitura propôs de decretação de um feriado tal qual foi feito para o G-20, que aconteceu em novembro do ano passado, com o intuito de adequar as operações de trânsito e de segurança.
Assim como no G-20, o feriado não será válido para todas as categorias profissionais. Bares, restaurantes, padarias, indústrias localizadas nas Zonas Oeste e Norte; comércio de rua e shoppings; cinemas, teatros, bibliotecas entre outros estabelecimentos culturais; veículos de comunicação; além de serviços, como segurança, saúde, funerárias, transportes e limpeza urbana, não serão afetados.
Na retomada dos trabalhos legislativos, o prefeito também enviou outros quatro projetos para a Câmara. Dois tratam da criação da Força Municipal de Segurança, que trabalhará armada; outro da reabertura de prazos para legalização de puxadinhos através do pagamento de contrapartidas; e o último trata da autoriza para captar um novo empréstimo de R$ 6 bilhões, que serão empenhados em obras de habitação, urbanização e saneamento.
Já temos feriados demais. O país precisa produzir. Pra políticos tanto faz. Ele só ganha
O que é mais um feriado no Rio?