Com o apoio do presidente da Câmara, Carlo Caiado, o prefeito Eduardo Paes busca resolver o imbróglio envolvendo a instalação da Prevent Senior nos antigos prédios da IBM, em Botafogo. O projeto de lei complementar, que já está tramitando, visa destravar a situação atual das duas enormes torres localizadas na Avenida Pasteur, próximas ao Morro do Pasmado. As informações são do jornalista Lauro Jardim.
Os edifícios, adquiridos em 2021 pela AK Realty, da família Kissajikian, foram alugados pela operadora de saúde há 3 anos para serem transformados em uma unidade ambulatorial destinada à realização de exames e consultas. No entanto, a inclusão de leitos para internações no projeto da nova unidade gerou controvérsias. O novo Plano Diretor do Rio, aprovado no final do ano passado, proíbe a concessão de novos alvarás para internações na área devido a reclamações de moradores sobre trânsito e poluição sonora das sirenes. Vale lembrar que a Policlínica de Botafogo já opera nas proximidades, na própria Avenida Pasteur.
Em sua proposta à Câmara de Vereadores do Rio, Paes justifica que a autorização para a Prevent Senior seria “excepcional”. Ele argumenta que o prédio, originalmente destinado à prestação de serviços, atende aos requisitos de uso exclusivo para atividades de atendimento ao público desde os anos 1980, quando sediava a IBM. “A reconversão para um hospital, portanto, respeita o histórico de utilização, sem impacto negativo para a vizinhança” afirmou o prefeito. Desde 2021, o prédio está vazio, após a IBM transferir suas operações para o Edifício Ventura, no Centro do Rio. Desde 2022, uma placa anuncia a chegada da Prevent Senior no endereço.
Apesar do pedido do prefeito para que o processo fosse tratado com urgência, será preciso aguardar a avaliação das comissões, já que a proposta envolve mudanças nas normas de licenciamento e fiscalização do município.
Além das torres da Pasteur, a Prevent Senior também ocupou outro prédio no bairro, o da antiga Oi, na General Polidoro. O edifício ainda está em obras e a operadora teria planos de transformá-lo em um Núcleo de Medicina Avançada e Diagnóstica.