‘País Tropical’ foi a música mais tocada no Carnaval do Rio em 2023; confira top-5

No ano passado, as marchinhas carnavalescas não apareceram no levantamento das músicas mais tocadas em trios elétricos e shows

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Multidão no bloco Chora, Me Liga no Carnaval 2023 - Foto: Fernando Maia/Riotur

O estudo produzido pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) mostrou que, no último ano, o sucesso ”País Tropical”, de Jorge Ben Jor, foi o grande destaque dos dias de folia no Rio de Janeiro, seguido por outras músicas também já conhecidas do público. Uma curiosidade é que nenhuma das tradicionais marchinhas de Carnaval aparece no top 5 das mais tocadas.

O top 5 das mais tocadas no Carnaval no Rio foi completado com ”Vou Festejar”, de autoria de Jorge Aragão, Neoci e Dida, na segunda posição; e ”Taj Mahal”, também de Jorge Ben Jor, em terceiro.

O quarto lugar foi ocupado pelo empate de ”É Hoje”, composição de Didi e Mestrinho, e ”Fulminante”, dos compositores Suel e Allan Lima.

Já o quinto lugar teve três canções empatadas: ”Não Quero Dinheiro”, de Tim Maia; ”Eva”, de Cartavetrata, Umto e Ficarelli; e ”Tá Escrito”, de autoria de Gilson Bernini, Karlinhos Madureira e Xande de Pilares.

Advertisement

Leia também

Proposta do BNDES para o Centro do Rio inclui calçadões e parque no Canal do Mangue

Há quarenta anos fazendo fantasias com materiais recicláveis, ex-empregada doméstica se destaca em concursos e tem fotos espalhadas pelo mundo

Em 2023, a arrecadação de direitos autorais pelas músicas tocadas em shows e eventos de Carnaval no estado do RJ foi de R$ 3,2 milhões. Esse total representou um crescimento de mais de 27% em comparação ao ano de 2022, quando a folia fluminense arrecadou R$ 2,5 milhões em direitos autorais e ainda sofria com o impacto da pandemia do Coronavírus.

Para o Carnaval de 2024, o Ecad lançou sua campanha focada na conscientização sobre a importância do pagamento do direito autoral. Intitulada de ”Com música, a folia fica melhor”, a ação é voltada para quem vai utilizar música publicamente em programações e eventos carnavalescos, como organizadores e promotores de shows, trios elétricos, blocos de rua, prefeituras, boates, clubes e outros.

TOP 5 das músicas mais tocadas em shows e trios elétricos no carnaval do estado do Rio de Janeiro em 2023

PosiçãoMúsicaAutores
1País tropicalJorge Ben Jor
2Vou festejarJorge Aragão / Neoci / Dida
3Taj MahalJorge Ben Jor
4É hojeDidi / Mestrinho
FulminanteSuel / Allan Lima
5Não quero dinheiroTim Maia
EvaCartavetrata / Umto / Ficarelli
Tá escritoGilson Bernini / Karlinhos Madureira / Xande de Pilares
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 'País Tropical' foi a música mais tocada no Carnaval do Rio em 2023; confira top-5

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui