O “Auto do Belo Amor – Oferendas e Pajelanças para todas as Marias” encerra a programação do “Calendário Cultural da Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades” este ano. No dia 17 de dezembro, o espetáculo sai da Casa de Mystérios, percorre as ruas da Gamboa, na Região Portuária do Rio, com brincantes em pernas de pau, a Orquestra Uirapuru e a comunidade da Pequena África, chegando à Praça da Harmonia.
Dirigido por Ligia Veiga, o evento destaca uma pajelança na Praça da Harmonia, guiada pela Orquestra Uirapuru, explorando cantorias, batuques e danças em um ritual de nascimentos e metamorfose. Participam artistas que evocam os cantos mágicos do Brasil, celebrando o poder do amor das Marias de todos os tempos. A Companhia, comprometida com saberes ancestrais, está sediada no bairro da Gamboa desde 2007, promovendo espetáculos, intervenções e ações culturais nas ruas.
O “Calendário Cultural” é patrocinado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, e visa manter o teatro de rua como veículo de intervenção urbana, contribuindo para políticas públicas culturais. O espetáculo é gratuito e faz parte de uma série de atividades apresentadas ao longo do ano, como o “Ditirambo de São João,” “Dia Fora do Tempo,” “Auto da Saúde,” “São Cosme, Damião e Doum,” “Procissão de Todos os Santos,” “Chegança do Almirante Negro” e outros, promovendo a arte em espaços públicos. O evento ocorre na Praça da Harmonia, na Gamboa, às 17 horas, com cortejo pelas ruas da região portuária.
Serviço:
Dia: 17/12, domingo, às 17 horas
Espetáculo: Auto do Belo Amor – Oferendas e Pajelanças para todas as Marias
Direção artística: Ligia Veiga
Praça da Harmonia (Gamboa)
Cortejo pelas ruas da região portuária com a participação da Orquestra Uirapuru.
Classificação etária: livre
Mais informações através das redes sociais: @ciademysterios