Palacete a venda como apartamento em Botafogo traz o Art Déco em cada detalhe

Casa será transformada em um residencial, mantendo os detalhes deste conceito arquitetônico

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Definido como um estilo de manifestações artísticas intrinsecamente decorativo e moderno, o Art Déco se destacou principalmente na arquitetura. O conceito surgiu em Paris (França) e, logo após a Primeira Guerra Mundial, chegou ao Brasil nos anos de 1920 em um contexto em que se buscava uma expressão própria na cultura nacional. Neste sentido, o estilo estabelece um diálogo com elementos da arte marajoara, caracterizada pelos motivos geométricos e labirínticos inspirados pela cerâmica indígena da Ilha de Marajó (PA).

É a partir desta inspiração, denominada de Art Déco Marajoara, que o arquiteto Edgar P. Vianna desenvolveu o projeto de um palacete na Rua Visconde de Ouro Preto, 67, em Botafogo. A propriedade ficou fechada por 15 anos e, em 2021, foi comprada pelo Brix Fundo de Investimento Imobiliário, que tem o Opportunity Imobiliário com um dos sócios. O DIÁRIO DO RIO esteve no local e conheceu cada detalhe da propriedade, agora chamada de Raro Palacete Art Déco, um residencial totalmente repaginado, mantendo os detalhes que tanto chamaram a atenção da nossa equipe.

A viagem no tempo começa com um carro logo na entrada do palacete que, inclusive, está no projeto original. Trata-se de um Cadillac, modelo 62 Sedan, de 1947, que traz toda a atmosfera da época. Outro detalhe que chama a atenção é o piso em mármore russo, fabricado na década de 1920. As linhas retas são uma característica da estética moderna do período, fazendo um trabalho único e artesanal que formam um mosaico muito interessante. A mistura de formas e cores oferece beleza e elegância atemporais. Em outro ambiente, o destaque é o piso original em parquet, elaborado manualmente a partir de peças de madeira nobre e inspirado na arte dos índios da Ilha de Marajó. Seguindo esse caminho, encontramos um clássico piano disposto em um espaço que, à época, era utilizado justamente para saraus.

Também é possível admirar a escada impactante e grandiosa, sendo um importante elemento na composição estética e na circulação do palacete. Estão presentes nela traços modernos e do Art Déco por meio de linhas retas e curvas que se unem em perfeita harmonia. A presença do mármore traz ainda mais nobreza e contornos palacianos. Além de tudo isso, no ambiente externo há uma palmeira imperial, um “presente” único para quem comprar a unidade que será erguida nesta parte do terreno. Para os apaixonados pelo Art Déco, o palacete oferece uma verdadeira imersão no tema.

Advertisement

Estamos, sem dúvida alguma, diante do resgate de uma das maiores expressões privadas do estilo Art Déco no Brasil. A exuberância da sua beleza em todos os detalhes faz dele uma verdadeira rara obra de arte. Como, antes de mais nada, um apaixonado pelo Art Déco, é com enorme satisfação que participo do ressurgimento desse palacete, que, merecidamente, será para sempre conhecido como Raro”, comenta Márcio Roiter, fundador presidente do Instituto Art Déco Brasil e responsável pela curadoria do Raro.

Projeto boutique terá apenas 22 unidades

Para resgatar a história e colaborar com a melhoria urbanística da cidade, o Brix Fundo de Investimento Imobiliário (FII) criou a marca B.8, voltada exclusivamente para retrofits de propriedades com localização privilegiada na Zona Sul do Rio. O Raro Palacete Art Déco é o segundo empreendimento com este conceito. O primeiro foi o Puro Casas Inteligentes, no Jardim Botânico, vencedor do Prêmio Destaque Ademi na categoria Empreendimento de Pequeno Porte.

O Raro terá apenas 22 unidades de um, dois e três quartos (entre casas e apartamentos de 47,71 a 192,54 metros quadrados), distribuídas entre o palacete e o edifício que será erguido em uma convivência harmoniosa com as linhas do Art Déco original. Para que todos possam admirar esta obra de arte, o hall será único para quem for morar no palacete e para o prédio anexo. Ou seja, todos vão utilizar a mesma entrada. O empreendimento contará ainda com segurança 24 horas e itens de sustentabilidade como horta comunitária, tomadas para bicicletas e carros elétricos, sistema híbrido de aquecimento de água central com placas solares e aparelho de gás, isolamento térmico na cobertura das unidades e paredes externas do palacete com espessura de 40 cm, garantindo maior isolamento térmico e acústico, entre outros.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Palacete a venda como apartamento em Botafogo traz o Art Déco em cada detalhe
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui