Palácio do Catete recebe 10ª Edição da Expo Ceviche

A escolha do Rio de Janeiro como cenário para o evento se deve ao fato de que, desde 2018, mais de 15 novos estabelecimentos de gastronomia peruana foram inaugurados na cidade

Foto: Divulgação

Neste fim de semana, a 10ª edição da Expo Ceviche 2023 acontecerá no Palácio do Catete, buscando promover a cultura peruana e destacar a culinária do país. O evento contará com a participação de 25 expositores, incluindo renomados restaurantes peruanos no Rio de Janeiro, como Lima, Cantón, Pisqa, Panka, Ceviche RJ, Ceviche da Fabi e Sabor Peruano. Além disso, haverá a presença de docerias peruanas, como La Dulceria, Barraca da Sussy e Barraca da Mary, e barracas de artesanato local e brasileiro.

Destacando a diversidade da gastronomia peruana, o público terá a oportunidade de degustar pratos como o tradicional ceviche (preparado com peixe cru marinado e suco de limão), choros a la chalaca (aperitivo com mexilhões), causa rellena (batata recheada com pimenta amarela, suco de limão e opções de peixe ou frango), arroz con pollo (risoto de frango), anticuchos (espetinhos de coração bovino), tiraditos (peixe cru fatiado semelhante a sashimi), carpaccio, lomo saltado (filé mignon salteado com cebola roxa, tomate, shoyu e vinagre em alta temperatura no wok) e uma variedade de sobremesas, como tamales (feitos com farinha de milho), suspiro limeño, alfajores e picarones (rosquinhas peruanas).

Dentre as bebidas, serão oferecidos pisco (aguardente de uva), pisco sour (com pisco, limão e clara de ovo), chilcanos (drinque com pisco e gengibre), chicha morada (refresco feito com milho roxo fervido com especiarias e frutas) e a cerveja peruana Cusqueña.

Além da gastronomia, o festival proporcionará uma programação cultural, com apresentações de artistas como Agrupação La Clave (Cumbia e Salsa), Música Afro Peruana, Raíces Norteñas (apresentando danças folclóricas como Danza Marinera e Tondero) no sábado, e a participação do DJ Gerardo. No domingo, serão exibidas danças típicas andinas, apresentação da cantora Celina, além dos grupos Fina Estampa e La Clave. O artista plástico Adrian Ilave também estará expondo suas obras. Para entretenimento das crianças, haverá um espaço kids com playground e atividades recreativas.

A escolha do Rio de Janeiro como cenário para o evento se deve ao fato de que, desde 2018, mais de 15 novos estabelecimentos de gastronomia peruana foram inaugurados na cidade, segundo dados do Consulado do Peru. O evento é organizado pelo chef Oscar Vasquez-Solis e patrocinado pelo Consulado Geral do Peru, com apoio da Secretaria Estadual de Turismo do Rio de Janeiro e do Museu da República.

A Expo Ceviche 2023 acontecerá nos dias 22 e 23, das 12h às 18h, no Palácio do Catete (Museu da República), localizado na Rua do Catete, 153, no bairro do Catete. A entrada é franca.

Advertisement
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui