Palácio Pedro Ernesto, no Centro do Rio, celebra centenário em 2023

Para comemorar os 100 anos da sede do legislativo carioca, Câmara disponibiliza conteúdo especial que mostra transformações e acontecimentos que marcaram história da política brasileira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Câmara Municipal do Rio de Janeiro - Foto: Cleomir Tavares/Diário do Rio

O Palácio Pedro Ernesto, no Centro do Rio, comemora 100 anos de existência e trabalho no mês de junho. Mas, as celebrações começam já nesta quarta-feira, (25/01). A Câmara do Rio lança uma linha do tempo virtual com foco na história do prédio. Em poucos cliques é possível conhecer mais sobre os principais dos marcos que compõem a trajetória não só do Palácio e da política carioca, mas também do Brasil. Afinal, a cidade do Rio de Janeiro foi capital federal entre 1763 e 1960.

Presidente da Câmara do Rio, o vereador Carlo Caiado (PSD), destacou que um dos objetivos da linha do tempo e das outras iniciativas que acontecerão para celebrar os 100 anos do Palácio Pedro Ernesto em 2023 é aproximar ainda mais o cidadão do parlamento e da história da cidade.

“O Palácio é um dos palcos principais da política carioca e brasileira, onde, em toda a sua história, a população vem se manifestar. É um monumento da nossa democracia, que vamos exaltar ao longo do ano, lembrando sua importância e abrindo ainda mais as portas para a população”, afirmou.

História

Advertisement

A linha do tempo conta a história do Palácio Pedro Ernesto por meio de textos, fotos e vídeos.

O prédio, que compõe um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos da cidade, é definido por seu estilo eclético e usa elementos neoclássicos. Ele começou a ser construído em 1920, inserido em um contexto de reurbanização do Rio de Janeiro e instalação da Primeira República. Inaugurado em 1923, o Palácio e suas escadarias foram palco de marcos importantes para a história do Rio de Janeiro e do Brasil. Entre eles a Passeata dos Cem Mil e o velório da vereadora Marielle Franco, por exemplo.

camara cinelandia Palácio Pedro Ernesto, no Centro do Rio, celebra centenário em 2023
Foto Cleomir Tavares/Diário do Rio

Além dos marcos históricos do prédio, a linha do tempo traz fatos políticos relacionados ao Palácio, como a campanha de Abdias do Nascimento para vereador em 1954, uma das primeiras a levantar a bandeira antirracista, com o slogan “Não vote em branco, vote no Preto”.

O Palácio Pedro Ernesto só ganhou esse nome na década de 50, para homenagear o médico e ex-prefeito do Rio que faleceu em 1942. Ele governou a cidade por dois períodos: entre 1931 e 1934, como interventor, e entre 1935 e 1936, como prefeito eleito indiretamente pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Paco do Ouvidor Palácio Pedro Ernesto, no Centro do Rio, celebra centenário em 2023
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

Além da sua arquitetura, o Palácio Pedro Ernesto se sobressai pela riqueza do seu acervo de obras de arte, decoração interna e movelaria de época. As pinturas, esculturas, escadarias em mármore, o Plenário e a Sala Inglesa, toda revestida em madeira de lei, encantam os visitantes.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Palácio Pedro Ernesto, no Centro do Rio, celebra centenário em 2023
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui