Palácio Tiradentes é iluminado de laranja pela campanha de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio ,é uma alusão ao caso Araceli

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Palácio Tiradentes / Reprodução

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18, o Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), ficará iluminado com a cor laranja até a celebração da data. A iniciativa é uma entre outros eventos que serão desenvolvidos pelo colegiado da Casa durante o Maio Laranja, segundo o deputado Munir Neto (PSD). A instituição também fará  audiências públicas para debater o assunto nas dependências da Alerj e em cidades do interior.

De acordo com um levantamento da Secretaria de Estado de Saúde, entre 2017 e 2021, foram registrados nas unidades de saúde do Estado do Rio de Janeiro mais de 17 mil casos de violência sexual, sendo que 66% deles  – aproximadamente 11 mil – vitimaram crianças e adolescentes, entre 0 e 19 anos. Mais de 70% das notificações estão relacionadas ao sexo feminino. Entre os meninos, a concentração dos casos está na faixa etária de 5 a 9 anos.

O Dia Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970, de 2000, e celebrado em 18 de maio, é uma alusão ao “Caso Araceli”, que foi raptada, drogada e violentada física e sexualmente, em Vitória, no Espírito Santo. A vítima, na época, só tinha 8 anos. O caso nunca foi esclarecido.

Denuncie pelos canais abaixo:

Advertisement

– Disque 100

– Defensoria Pública — Telefone geral: 129

– Ministério Público — Whatsapp da Ouvidoria do MPRJ (21-99366-3100)

– Comissão da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa da Alerj

0800-023-0007 ou 0800-023-9191

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Palácio Tiradentes é iluminado de laranja pela campanha de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui