Palácio Tiradentes é revitalizado e será transformado em Casa da Democracia

Antiga sede da Câmara dos Deputados vai abrigar um centro cultural dedicado à memória política do país

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto Cleomir Tavares/Diário do Rio

A antiga sede da Câmara dos Deputados, o Palácio Tiradentes, no Centro do Rio de Janeiro, passou por reformas e está sendo complemente revitalizado para abrigar um centro cultural dedicado à memória política do país.

A pedra fundamental virtual da Casa da Democracia, como o local passará a ser chamado, será lançada na próxima terça-feira, (31/01).

Segundo a Alerj, a Curadoria do Palácio vai apresentar o conceito e a tecnologia imersiva das exposições do novo centro de memória, que “vão permitir ao público ampliar o conhecimento dos desafios e a trajetória de luta pela preservação da democracia no país”.

O projeto virtual foi desenvolvido pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Já o conteúdo teve o apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV) a partir do seminário que deu origem ao livro “Democracia em foco”.

Advertisement
whatsapp image 2023 01 27 at 15.08.17 Palácio Tiradentes é revitalizado e será transformado em Casa da Democracia
Foto: Julia Passos/Divulgação

Maria Lúcia Horta Jardim, superintendente de Curadoria do Palácio Tiradentes, afirma que a transformação do Palácio Tiradentes na Casa da Democracia é uma ação importante para que se preserve o patrimônio do estado e “garante o acesso da população às principais fontes de conhecimento guardadas na memória nacional”.

O edifício histórico foi revitalizado pela Oficina-Escola de Conservação e Restauro, que capacitou servidores para esse trabalho de manutenção do patrimônio. O projeto também conta com as parcerias da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Instituto Moreira Salles (IMS) e do Instituto Pretos Novos (IPN).

Os servidores já recuperaram os móveis de madeira de lei, estátuas e lustres de época, assim como a cor original das paredes internas e o sinteco dos pisos de madeira dos salões. A oficina utilizou técnicas artesanais, valorizando o modo de fazer dos mestres de ofício.

whatsapp image 2023 01 27 at 15.08.43 Palácio Tiradentes é revitalizado e será transformado em Casa da Democracia
Foto: Rafael Wallace/Divulgação

Ao longo de 2021, a curadoria também catalogou 705 peças de esculturas, pinturas, mobiliários, lustres e mosaicos dos pisos, entre objetos antigos e contemporâneos que decoram o prédio.

Entre elas, estão as 226 cadeiras do Plenário e as poltronas em imbuia e estofamento em couro de tom noyer-ciré (noz-encerado), do Salão Nobre.

Foram restaurados mais de 400 itens de metal e quase 50 peças da mobília do palácio.

História

Batizado em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, enforcado por sua participação na Inconfidência Mineira, o palácio foi construído sobre a antiga Casa de Câmara de Cadeia. Tiradentes foi enforcado no Rio, em 1792, depois de ficar preso desde 1789 na Ilha das Cobras, passando cinco dias na Cadeia Velha antes de ser levado à forca na manhã de sábado, 21 de abril.

Após a chegada da Família Real Portuguesa ao Rio, em 1808, o lugar abrigou criados da Casa Real. Em 1822, após a independência, o prédio volta a receber legisladores, abrigando a constituinte do país. É lá que, em 1888, foi aprovada a Lei Áurea.

Em 1926, foi inaugurado o prédio atual, projeto de Archimedes Memoria e Francisque Couchet. Após o Estado Novo, o palácio voltou a abrigar uma constituinte, mas perdeu a função com a mudança da capital para Brasília. Na década de 70, com a fusão do estado da Guanabara com o Rio, ele passou a ser a Assembleia Legislativa do Estado.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Palácio Tiradentes é revitalizado e será transformado em Casa da Democracia
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Palácio Tiradentes é revitalizado e será transformado em Casa da Democracia
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui