Palácio Tiradentes entra na rota de visitas do projeto ‘Turistando com a Comunidade’

O projeto já organizou mais de 270 visitas guiadas a pontos de atração no Rio, beneficiando 5,4 mil moradores

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

Um grupo de moradores da comunidade Areia Branca, em Santa Cruz, fez uma visita no histórico Palácio Tiradentes, no Centro do Rio, graças ao projeto Turistando com a Comunidade. Já foram organizadas mais de 270 visitas guiadas a pontos de atração no Rio, beneficiando 5,4 mil moradores de 116 localidades com baixos índices de desenvolvimento social. O Turistando com a Comunidade assegura aos moradores de favelas e comunidades o acesso à cultura e lazer de qualidade, promovendo conhecimento e inclusão social.

WhatsApp Image 2024 02 28 at 16.48.29 Palácio Tiradentes entra na rota de visitas do projeto 'Turistando com a Comunidade'
Foto: Divulgação

Durante a visita guiada, que começou pelo salão de entrada, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a história do Palácio, que abrigou a Câmara dos Deputados, entre 1926 e 1960, e foi sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) até 2021. O grupo percorreu os corredores do Palácio, onde estão expostos painéis e obras de arte históricas. Durante o passeio, os participantes visitaram também ambientes históricos, como a biblioteca, o Plenário Barbosa Lima Sobrinho e suas galerias, onde aconteceram votações importantes da história do Brasil. A visita passou ainda pelo Salão Nobre do Palácio, onde até 1960 eram realizadas as cerimônias de posse de Presidentes do Brasil.

O local onde está hoje o Palácio Tiradentes é um sítio histórico que guarda – desde os tempos do Brasil Colônia – grande parte da memória política nacional. O primeiro edifício foi construído ali em 1640 e abrigou os primeiros três vereadores eleitos. No andar de baixo ficava a cadeia da cidade, que ficou conhecida como a “Cadeia Velha”, onde o alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, ficou preso durante três dias antes de ser enforcado em 21 de abril de 1792.

Em 1922, o prédio foi demolido para ser construído o grande palácio, cuja arquitetura, em estilo eclético, lembra o Grand Palais de Paris. O Palácio Tiradentes foi inaugurado em 1926 e hoje está inserido no corredor cultural do Rio de Janeiro.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Palácio Tiradentes entra na rota de visitas do projeto 'Turistando com a Comunidade'
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui