O Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), inaugurou nesta terça-feira (26/11) a exposição “Praça XV: Ontem, Hoje e Sempre”, promovida pelo Instituto de Eventos Ambientais (IEVA). Durante a abertura, também foi lançado o e-book “Ancestralidades Cariocas – Arqueologia e Histórias na Praça XV”, escrito por Jandira Neto, arqueóloga e diretora do Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB). A exposição ficará aberta para visitação até janeiro de 2025, com entrada gratuita.
Um mergulho na história da Praça XV
A mostra “Praça XV: Ontem, Hoje e Sempre” apresenta um passeio fotográfico que abrange mais de 400 anos da história do local. Curada por Carlos Gustavo Nunes Pereira, a exposição foi criada a partir de uma pesquisa detalhada que permite aos visitantes fazerem uma viagem no tempo, explorando o passado da praça desde seus primórdios até os dias atuais.
Duas novas ilustrações foram adicionadas nesta edição: uma revisão da imagem de 1580, agora com a inclusão de elementos como a praia, ausente nas versões anteriores, e outra que retrata as mudanças na Praça XV em 2002, comparando-a às modificações ocorridas desde 1988.
“A Praça XV é, com certeza, o espaço urbano mais significativo existente no Rio de Janeiro. Nela permanecem muitas das mais antigas construções. A exposição destaca os acontecimentos que moldaram esse lugar ao longo de seus quatro séculos de existência”, explica Diego Lacerda, gerente institucional do IEVA.
Ancestralidades Cariocas: uma abordagem arqueológica
No e-book “Ancestralidades Cariocas – Arqueologia e Histórias na Praça XV”, Jandira Neto explora os primeiros encontros entre indígenas e europeus no século XVI. A obra se baseia em pesquisas realizadas no sítio arqueológico Antiga Sé, localizado na Praça XV, que revelaram vestígios de um acampamento tupinambá.
“Minha obra busca questionar a escassez de estudos sobre a formação do povo carioca e utiliza métodos arqueológicos para comparar a história escrita com fragmentos materiais encontrados no solo. Pequenos vestígios, como cacos de panela, podem contar grandes histórias”, afirma Jandira Neto.
Um evento que valoriza o patrimônio cultural
Segundo a diretora de Cultura da Alerj, Fernanda Figueiredo, unir a exposição e o lançamento do e-book em um único evento foi uma escolha simbólica.
“O Palácio Tiradentes está inserido no cenário histórico da Praça XV. É muito relevante e simbólico reunir duas ações culturais que retratam a memória e as transformações culturais, históricas e sociais desse espaço urbano”, celebra.
Serviço
Exposição: Praça XV: Ontem, Hoje e Sempre
- Dias: Segunda a sexta-feira
- Horário: Das 10h às 17h
- Local: Palácio Tiradentes – Av. Presidente Antônio Carlos, Centro, Rio de Janeiro
- Entrada: Gratuita