A Praça dos Ex-Combatentes, em São Gonçalo, conhecida por ser o palco da tradicional Batalha do Tanque, recebeu novas cores e infraestrutura como parte do projeto LAB Cidades Criativas. O espaço, um dos principais redutos da cultura hip-hop na cidade, agora conta com um palco acessível, um mural artístico e uma obra interativa, reforçando sua identidade como ponto de encontro para manifestações culturais.
Para melhorar a estrutura do local, foi instalado um palco pintado pela artista plástica e muralista Leda Daguimar, pensado para receber as batalhas de rap que movimentam as noites da praça. Além disso, a revitalização trouxe um mural assinado pelo artista RAF e uma obra interativa do cearense Narcélio Grud, que poderá ser usada como elemento lúdico para brincadeiras infantis.
“O LAB Cidades Criativas encerra sua segunda edição no Rio de Janeiro com a inauguração desse espaço cultural na Praça dos Ex-Combatentes. Esse ponto importante de São Gonçalo é reduto da cultura hip-hop, que tem no grafite uma de suas marcas fortes, alinhando-se perfeitamente à proposta de arte urbana promovida pelo projeto. Ao todo, cinco locais no estado foram reimaginados e ganharam novos ares, reforçando nossa missão de reconectar as pessoas com os espaços públicos que contam as histórias das cidades”, destaca Paulo Feitosa, diretor da iniciativa cultural.
Esta é a segunda edição do LAB Cidades Criativas, que já revitalizou espaços como o Mirante do Pedrão, na Zona Sul do Rio; a Praça Tia Carmem do Xibuca, no Centro do Rio; além da Praça Maria Aparecida e da Praça da Bíblia, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Em sua primeira edição, realizada em 2022, o projeto reformou praças de até 600m² nos municípios fluminenses de Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Paraty e Maricá, por meio de intervenções urbanas como pinturas, instalações e mobiliário urbano.
O LAB Cidades Criativas é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR, com patrocínio da Naturgy e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei de Incentivo à Cultura. A produção executiva é da Cinco Elementos Produções e conta com consultoria da Marco Zero.