No próximo sábado, 5 de outubro de 2024, às 16h, a artista Panmela Castro realizará a performance inédita “Revanche” no Museu de Arte do Rio (MAR). A ação, que integra a exposição “Ideias radicais sobre o amor”, confronta as imposições do feminino compulsório e convida o público a testemunhar um momento simbólico de “acerto de contas” com um urso rosa gigante, de 4 metros de altura, que já se tornou uma das grandes atrações da mostra. A performance será registrada em vídeo e exibida posteriormente como parte da exposição.
“Todas as obras de alguma forma precisam do outro para existir ou se completar, é uma exposição que começa em construção,” ressalta Panmela Castro, que desenvolveu 17 obras participativas, sendo 10 inéditas, abordando temas como afetividade, solidão, empoderamento e memórias.
Além de “Revanche”, a artista já realizou performances como “Honra ao Mérito” e “Culto contra os embustes” (2020) e fará a performance “Ruptura” no próximo dia 12 de outubro.
Sobre a exposição “Ideias radicais sobre o amor”
Com curadoria de Daniela Labra e assistência curatorial de Maybel Sulamita, a exposição individual de Panmela Castro propõe uma reflexão sobre a necessidade de pertencimento como impulso vital dos seres humanos. A mostra, que inclui performances, fotografias, pinturas, esculturas e vídeos, explora temas como autocuidado, visibilidade e empoderamento, e conta com várias ativações que incentivam a participação direta do público.
Entre as obras interativas estão:
- “Chá das Cinco”: onde os visitantes podem tomar chá e compartilhar conselhos por meio de bilhetes deixados sob o pires.
- “Vestido Siamês”: uma peça de vestuário que pode ser usada por duas pessoas ao mesmo tempo.
- “Coleção de Batons”: o público é convidado a trazer batons que serão usados na obra.
- “Luta no Museu”: inspirado em jogos de fliperama, onde artistas duelam em performances virtuais.
Além disso, obras icônicas de Panmela, como “Biscoito da sorte” (2021) e “Bíblia feminista” (2021), também estão em exibição.
Serviço
Performance “Revanche”, de Panmela Castro
- Data: 5 de outubro de 2024, sábado, às 16h
- Local: Museu de Arte do Rio / MAR, Praça Mauá, 5 – Rio de Janeiro, RJ
Exposição “Ideias radicais sobre o amor”
- Período: até 24 de novembro de 2024
- Horário: De terça a domingo, das 11h às 18h (última entrada às 17h)
- Ingressos: R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia) – Entrada gratuita às terças-feiras
Outras performances:
- “Ruptura” – 12 de outubro, às 16h
Ativações das obras:
- Chá das Cinco: quartas, sextas e domingos, às 17h
- Biscoito da sorte: terças, quintas e sábados, às 17h