Papa Francisco eleva igreja de Botafogo à condição de Basílica

Esta será a sétima basílica menor no Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Em uma cerimônia marcada para quinta-feira (22/02), a Igreja Matriz de São João Batista da Lagoa, localizada em Botafogo, será oficialmente elevada à condição de Basílica Menor. A solenidade será presidida pelo Cardeal Dom Orani Tempesta, em reconhecimento à relevância histórica e à beleza arquitetônica da paróquia.

O título de Basílica Menor foi concedido pelo Papa Francisco, destacando a importância da igreja e sua contribuição para a fé católica. Esta será a sétima basílica menor no Rio de Janeiro, somando-se às aproximadamente 80 existentes em todo o Brasil. Vale ressaltar que as únicas quatro basílicas maiores do mundo estão localizadas na cidade de Roma.

A escolha da data para a celebração coincide com a Festa da Cátedra de Pedro, momento em que se celebra a autoridade do primeiro pontífice da Igreja Católica. Fundada originalmente em 1809, na Lagoa, a São João Batista da Lagoa é considerada a primeira igreja da Zona Sul do Rio de Janeiro, com laços históricos com a Família Real portuguesa. Desde 1836, a paróquia está localizada na Rua Voluntários da Pátria, desempenhando um papel central na vida espiritual e cultural da região.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Papa Francisco eleva igreja de Botafogo à condição de Basílica
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Papa Francisco eleva igreja de Botafogo à condição de Basílica
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Essa igreja é aquela próxima ao cemitério de mesmo nome “São João Batista”? Bom. De qualquer forma é uma excelente notícia. Ótimo.

    Mas, aproveito mais uma vez para falar mais uma vez – de tantas – sobre uma igrejinha HISTÓRICA que está abandonada ou pelo poder público ou pela Arquidiocese, sei lá: NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E BOA MORTE – localizada na rua do Rosário com Av. Rio Branco – abandonada desde que fechou em 2.020 por conta da PANDEMIA! ABANDONADA! Totalmente.

    Esta é mais uma vez que aproveito uma matéria deste excelente jornal para como que “DENUNCIAR” o ABANDONO daquela IGREJA HISTÓRICA e tão linda por dentro. Como estará agora? Estará se deteriorando? Temo pelo que possa acontecer com ela. É UMA VERGONHA EU TANTAS VEZES VIR AQUI TOCAR NESTE ASSUNTO E NINGUÉM – NENHUM DOS LEITORES (PORQUE TENHO CERTEZA QUE PESSOAS RESPONSÁVEIS PELA SITUAÇÃO LÊ (TALVEZ ATÉ MESMO O NOSSO DOM ORANI TEMPESTA)) – TOCAR NO ASSUNTO, DÁ UMA INFORMAÇÃO REFERENTE AO QUE ACONTECEU E AO QUE ESTÁ EMPERRANDO DE REABRIR ESTA TÃO BELA E HISTÓRICA IGREJINHA! OU ALGUM ESCLARECIMENTE QUE SEJA! OU QUEM SABE UMA BOA NOTÍCIA?

    Bom…mais uma vez agradeço a este excelente veículo de informação democrático por nos dar espaço para comentarmos as notícias, fazermos “denúncias”, etc.

    Eu sinto saudades da época que a igrejinha “NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E BOA MORTE” ficava aberta qual oásis no centro da cidade e até Missa em Latim chegou a ter durante a semana. Fica mais uma vez o desabafo. Quem sabe um dia? “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”.

    E parabéns ao DIÁRIO DO RIO pela excelente cobertura da EXCELENTE notícia de mais uma BASÍLICA no Rio de Janeiro! Pretendo assim que possível ir visitá-la.

    Parabéns.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui