Outro dia, acabei vendo uma animação brasileira que muito me fez refletir. “Nódulo” é um curta-metragem que sintoniza perfeitamente com o momento que vivemos. É até irônico e esquisito constatar que a produção começou lá no ano de 2016 e acabou só sendo finalizada no início do longo 2020.
“Nódulo” é um filme provocador – e perturbador. O protagonista (dublado pelo ator Pedro Ivo Maia) devaneia e pensa sobre o mundo, enquanto encara a solidão do isolamento e encara uma batalha incessante contra a insanidade. Nessa jornada, o protagonista questiona a normalidade e o medo que a humanidade tem do que é diferente.
Devo dizer que chega a ser quase assustador ver no filme uma propaganda de um Ministério da Saúde que indica o uso de um Kit de Orientação Social. Afinal, acaba por ser extremamente atual e contundente.
O curta-metragem foi lançado na internet no meio da pandemia mundial do novo coronavírus. Sendo que o filme mostra exatamente um mundo onde o isolamento social é comum e cada ser humano está preso em si.
O filme de Leandro Ferra e Henrique Barone é como despertar dentro de um pesadelo e critica um equilíbrio inexistente no sistema em que vivemos. Um futuro distópico onde todos precisam usar máscaras nas ruas. Futuro?